Conheça as Vantagens e Desvantagens do Débito Automático

Descubra neste artigo quais são os prós e contras do débito automático e faça a sua escolha!

Anúncios

As pessoas estão sempre procurando maneiras de simplificar suas responsabilidades financeiras, e usar o débito automático é uma opção para fazer isso. 

Afinal, os pagamentos automáticos são uma forma conveniente de pagar contas recorrentes sem ter que iniciar pagamentos por correio, pessoalmente ou online cada vez. 

Pense nisso como colocar suas contas em piloto automático. Para decidir se esta opção é correta para você, considere os prós e contras do uso de pagamentos automáticos. 

Portanto, mantenha suas contas organizadas, e os pagamentos automáticos podem até mesmo economizar seu dinheiro.

Afinal, como o débito automático funciona?

débito automático

Uma vez que os pagamentos são configurados, os fundos são retirados de sua conta bancária na hora marcada. 

Os tipos de despesas que podem ser colocadas em pagamento automático incluem empréstimos automáticos e hipotecários, pagamentos com cartões de crédito e qualquer outra conta que exija um pagamento recorrente, como sua conta de eletricidade.

Prós e contras dos pagamentos automáticos

Os pagamentos automáticos podem ser incrivelmente convenientes, mas se você não cronometrar as coisas corretamente, esta configuração pode deixá-lo com pesadas taxas de saque a descoberto para pagar. 

Aqui estão alguns prós e contras do pagamento automático a considerar:

Vantagens do Pagamento Automático

O pagamento automático de contas oferece alguns benefícios úteis:

  • O faturamento sem papel é ambientalmente correto

Quando você se inscreve para pagar contas automaticamente, muitas vezes você elimina o faturamento em papel e a necessidade de enviar pagamentos pelo correio, o que reduz sua pegada de carbono.

Além disso, inscrever-se no débito automático e permitir que uma empresa utilize o faturamento automático é uma forma de beneficiar o meio ambiente ao mesmo tempo em que administra as contas.

  • Você economiza tempo

Manter o controle das datas de vencimento e reservar tempo a cada semana para pagar as contas pode ser um incômodo, dependendo de sua programação.

Portanto, o pagamento automático economiza seu tempo enquanto garante que suas contas estejam sendo pagas.

  • As datas de vencimento são mais convenientes

Quando você se inscreve para o débito automático, normalmente você terá a escolha da data em que o beneficiário retirará o dinheiro de sua conta bancária.

Isto significa que você pode garantir que a data de vencimento seja, digamos, no dia seguinte ao do pagamento, reduzindo qualquer estresse sobre ter dinheiro suficiente em sua conta e facilitando a administração das contas.

Você pode evitar taxas atrasadas. Uma vez que você estabeleça pagamentos automáticos, eles ocorrerão em uma base programada. Seus pagamentos nunca mais serão atrasados.

Desvantagens dos pagamentos automáticos

Nem tudo sobre o pagamento automático é benéfico. Afinal, as opções de pagamento automático online também vêm com alguns inconvenientes potenciais que você deve considerar antes de se inscrever:

  • Você pode sacar a descoberto sua conta bancária

Se você não tiver cuidado, o uso do pagamento automático pode resultar em um saque a descoberto na conta, o que pode levar a taxas de saque a descoberto de seu banco, e possivelmente taxas do cobrador de juros.

Portanto, para evitar isso, ela sugeriu escolher uma data durante o mês em que você esteja confiante de que haverá fundos suficientes disponíveis.

  • Você pode negligenciar erros de cobrança ou superfaturamento

A natureza ‘fora da vista, fora da mente’ do pagamento automático é conveniente, mas também pode ser problemático se houver erros de cobrança, aumentos de juros, taxas ocultas ou outras superávits.

Você pode ficar enredado em um labirinto de cobranças recorrentes e ter dificuldade para sair. 

As informações de sua conta permanecem em arquivo. Usar o pagamento automático significa que todas as suas informações estão no sistema do provedor de serviços, e provavelmente permanecem lá mesmo depois que você se muda para um provedor diferente.

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…