Conheça os aplicativos do governo federal

Saiba os aplicativos para acessar benefícios e facilitar sua vida

Há algum tempo resolver tudo pelo celular se tornou comum, o problema era todos terem acesso a bons smartphones. Com o passar dos anos, os celulares se tornaram mais baratos, fazendo com que pessoas de baixa renda possam ter acesso à tecnologia. Afinal, os smartphones deixaram de ser luxo e se tornaram necessidade para encurtar distâncias e facilitar a comunicação.

Não somente só um aparelho de ligação e troca de mensagens, os celulares passaram a se conectar com a internet e ficarem cada vez mais modernos, ofertando câmeras para registrar os melhores momentos e funcionalidades para facilitar a vida do usuário, como, os aplicativos.

Há alternativas para lembrar de tomar água, praticar exercícios, editar fotos e claro, acessar contas bancárias. Os smartphones se tornaram tão seguros que são uma das maneiras mais utilizadas para fazer transferências e pagar contas, evitando o grande trabalho que era procurar pelas agências ou sair de casa para transações rápidas.

Bem como qualquer grande empresa, os órgãos públicos também perceberam que é preciso facilitar a troca de informações e a resolução de problemas, por isso, aderiram a vários aplicativos de forma segura, além dos sites, com o domínio gov.br.

Para você saber quais os aplicativos mais seguros e como resolver sua situação em sair de casa, nós, do Dinheiro Bem Cuidado vamos te mostrar quais os aplicativos existentes, os seguros e certificados, e como acessar em qualquer smartphone, evitando até, bloqueio de benefícios sociais sem sair de casa. Sem mais delongas, acompanhe os detalhes da nossa pesquisa!

 

Por que optar pelos aplicativos?

Essas alternativas são ofertadas para evitar que ambos os lados percam tempo e dinheiro tentando resolver problemas de forma presencial. Um exemplo é quando há um problema na conta bancária, e o próprio aplicativo oferece um chat ou resolução virtual para não haver necessidade de ir à agência.

Assim, optando pelos smartphones, sua resolução está a um clique, sem estresse ou gastos desnecessários. Para não cair em golpes, priorize os aplicativos com certificado de segurança e boas avaliações, sempre disponíveis nas lojas virtuais. Para iPhone, Apple Store, enquanto para Android, normalmente, é a Google Store.

 

Como baixar?

Acesse as lojas virtuais já citadas e procure por opções gratuitas, aguardando poucos minutos para o download. Quando a operação concluir, é só abrir, realizar cadastros se forem necessários e utilizar as funcionalidades. Existem também aplicativos pagos, direcionados para nichos específicos.

 

Aplicativos do governo federal

Agora sim, vamos trazer os aplicativos mais úteis para quem recebe benefícios ou precisa resolver pendências com os órgãos federais. Todos os aplicativos citados aqui existem a algum tempo, são seguros e gratuitos, sendo baixados em poucos minutos.

 

Gov.br

Inicialmente um site, este agora aplicativo é ideal para conferência de dados e resolução de problemas relacionados a órgãos federais. É possível fazer prova de vida digital, assinar documentos digitalmente e verificar se seus dados estão atualizados quando se fala de serviços públicos.

 

Cadastro Único

Todo e qualquer benefício social começa no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais. É através desse cadastro nacional que os órgãos de administração pública terão ideia de que você precisa de benefícios sociais, quais são eles e como entregar a opção ideal.

Por isso, se você não é cadastrado, dê o primeiro passo através do aplicativo, para depois concluir o cadastro presencialmente em algum CRAS do município ou do bairro. Através da mesma plataforma, os cadastrados também podem atualizar seus dados e evitar a perda de benefícios, o que acontece quando não há atualizações em dois anos, por exemplo.

 

Auxílio Brasil/Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família podem conferir cronogramas, solicitar benefício e tirar todas as suas dúvidas no aplicativo, que por enquanto, se chama Auxílio Brasil. Através da plataforma o usuário confere com frequência se os cadastrados estão em dia, datas dos pagamentos e notícias em tempo real quanto a qualquer mudança.

 

FGTS

Esse é um dos aplicativos mais completos criados pelo governo federal, e o melhor, não exige que o beneficiário tenha conta na Caixa, já que o Fundo tem ligação com o banco. Neste aplicativo o usuário cria uma senha numérica para o acesso, e confere qual o valor acumulado no fundo, as possibilidades de saque, as datas definidas e qual a situação em cada conta aberta.

Isso significa que todo contrato que um dia você teve deve estar registrado lá, já que é obrigação pagar o FGTS em caso de contrato via CLT. 

Através das opções, você ainda pode optar pelo saque-aniversário, que é um pagamento ofertado ao trabalhador no mês de aniversário, ou ao tradicional saque-rescisão, a alternativa mais comum e que permite 40% em caso de demissão sem justa causa. 

 

Caixa Tem

Este é um dos aplicativos mais jovens, lançado para facilitar o depósito de valores para quem é ou foi beneficiário de algum programa social do governo, ou até mesmo para os saques do FGTS.

Basicamente, o Caixa Tem é uma poupança digital, movimentada somente por aplicativo. Ali os valores de quem recebe Auxílio Brasil, BPC e saques do FGTS podem ser depositados, e há opções para os usuários, como consulta de Abono Salarial, oportunidade de empréstimos e até mesmo conferência de financiamento habitacional já existente pela Caixa.

Outro detalhe é quanto as transações, feitas como em qualquer banco digital. Os usuários podem fazer PIX, transferências, solicitar saques, conferir saldo e sem qualquer taxa. Para aqueles que tem interesse, é possível, até mesmo, ter um cartão de crédito relacionado ao Caixa Tem.

Se qualquer transação presencial precisar ser feita, é só buscar por agências da Caixa, que podem até fornecer um cartão, se o cliente preferir. Essa conta não tem custos, ou seja, diferentemente de bancos digitais, não há tarifas mensais ou qualquer cobrança para usuário, nem nunca vai ter. 

Busque na loja de aplicativos a opção certificada, e seguida pelo nome do gov.br ou da própria Caixa para evitar inserir seus dados em aplicativos falsos. Se gostou desse artigo, compartilhe com quem não sabe!

Aguarde…

INFORMAÇÕES GOV BR: