Deseja investir em renda variável? Entenda o que é Ebitda

Quem está começando a investir, precisa entender alguns conceitos extremamente importantes. Este é o caso do termo Ebitda. Mas afinal, o que significa este conceito?

Anúncios

O nome Ebitda vem do inglês e quando traduzido, pode ser considerado como “Lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização”. 

Desta forma, ele representa o resultado financeiro de uma empresa. Por meio destes dados, é possível que o investidor conheça mais o negócio e entenda se ele é produtivo ou não, se ele consegue ter lucros reais e se vale a pena fazer um investimento seguro. 

Entenda o conceito de Ebitda

O Ebitda é um dado que mostra de forma eficaz a capacidade que uma empresa possui de gerar lucro. O dado aponta para a evolução de ganho da empresa ao longo do tempo. 

Por isso, esse dado é essencial para quem deseja investir. Antes de fazer o investimento, é preciso analisar todos os pontos e verificar se realmente existe um retorno financeiro real. 

SAQUE PIS/PASEP
CARTÃO DA CAIXA
AUXÍLIO BRASIL 2022
CARTÃO DO NUBANK
         

Vale lembrar que o termo também é usado como LAJIDA aqui no Brasil, o que significa: Lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização. 

Qual a importância do Ebitda para a empresa 

Por meio do conhecimento de dados do Ebitda, é possível que o investidor verifique a capacidade daquela empresa de gerar fluxo de caixa no seu dia a dia. Além disso, é possível que uma análise real seja feita, visto que somente os ganhos operacionais são analisados. Ou seja, outras formas de lucro são desconsideradas neste tipo de análise. 

Sem contar que o Ebitda é um dado que pode ser gerado em todas as empresas, independentemente do país e lugar do mundo. Juros e outros tipos de benefícios que a empresa possa vir a receber são desconsiderados na hora de fazer esta análise. 

Como fazer o cálculo de forma eficaz?

Para calcular o Ebitda de forma eficaz, é necessário seguir os seguintes passos: 

Acesse o documento “Demonstração de resultados do Exercício” que é disponibilizado pelas empresas a cada três meses em sites de relacionamento com seus investidores.

Antes de calcular o Ebitda é necessário que você faça o cálculo do EBIT, que significa lucro antes de juros e tributos. Para isso, pegue o valor do lucro operacional e subtraia as despesas operacionais, os custos dos produtos e a receita líquida das vendas. 

Assim que você chegar ao resultado, chegou a hora de calcular o Ebitda. Siga a fórmula a seguir: Ebitda: EBIT + amortizações + depreciações. Prontinho, o resultado diz respeito ao valor do Ebitda.

Desvantagens de usar o Ebitda

Entre as desvantagens em usar o Ebitda como parâmetro de investimentos, podemos citar: 

  • Impossibilidade de usar o parâmetro em instituições financeiras;
  • É necessário que o investidor tenha conhecimentos a respeito de termos financeiros aprofundados;
  • Este dado não tem a capacidade de mostrar de forma absoluta se a empresa possui ou não saúde financeira. Por isso, é necessário que este dado seja aliado a outras informações;
  • É necessário que esta métrica seja usada juntamente com outras informações a respeito do negócio em questão. 
RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO WHATS APP:
ACESSE AQUI
Rolar para cima