Empréstimo Nubank: como funciona e suas vantagens?

Você quer fazer um empréstimo, mas ainda está em dúvida em relação à qual instituição bancária irá escolher? Há aproximadamente um ano o Nubank lançou a possibilidade de realizar empréstimo pessoal pelo seu aplicativo, garantindo transparência na transação e as menores taxas do mercado. Quer saber mais? Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas e quem sabe, já planejar seu empréstimo.

Publicidade

Empréstimo NuBank

como solicitar empréstimo nubank
Saiba como solicitar o empréstimo Nubank e todas as vantagens que esse banco pode te oferecer!

Porque escolher o empréstimo Nubank?

Em qualquer instituição financeira, é realizado um contrato que irá especificar as condições do empréstimo, onde são incluídas as despesas que a instituição irá ter com a transação, além dos juros e do IOF (o Imposto Sobre Operações Financeiras). Todos esses custos juntos resultam no CET (Custo Efetivo Total), que é um valor que deve sempre ser checado, e em algumas instituições pode ser bem complicado de calcular.

Publicidade

Essas porcentagens e custos diferentes podem ser dificultadores na hora de pegar um empréstimo: afinal de contas ninguém gosta de pegar um valor emprestado sem saber exatamente quanto terá que pagar no final, não é mesmo?

Uma das vantagens oferecida pelo Nubank é a simulação de empréstimo através do seu aplicativo, permitindo acompanhar cada etapa do processo e saber exatamente qual valor será pago até o fim do contrato.

Outras vantagens são a escolha da data para começar o pagamento, indo até 90 dias após o começo do contrato, e a liberdade para escolher a quantidade de parcelas, com limite de 24 meses para quitar o empréstimo.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
   
APROVAÇÃO NO CARTÃO
   
CARTÃO PARA NEGATIVADO
   
CARTÃO SEM ANUIDADE

A desvantagem é que você precisa verificar se está habilitado para realizar o empréstimo. Verifique no seu aplicativo se o atalho “Empréstimos” está roxo e ao acessar já aparecerá o máximo valor pré-aprovado para empréstimo. Caso o atalho estiver cinza, isso significa que a sua conta ainda não está habilitada e talvez você tenha que esperar algum tempo, pois o NuBank realiza análises diárias para avaliar a liberação do empréstimo.

Publicidade
Santander BR

Além disso, ainda que as taxas do NuBank sejam descritas como menores do que de outras instituições bancárias, essas taxas não são fixas, mas personalizadas para o perfil da sua conta, podendo variar também de acordo com a época do ano.

Como realizar o empréstimo?

Se você já pesou os prós e contras e decidiu que quer realizar um empréstimo pelo Nubank, o procedimento é bastante simples:

Abra o aplicativo e vá ao atalho “Empréstimos”. Então clique em “Novo empréstimo” e irá aparecer um menu para selecionar o motivo dessa transação. Selecione o motivo e o aplicativo vai abrir a Simulação de Empréstimo, com o valor máximo pré-aprovado para sua conta.

Escolha o valor que deseja pegar emprestado e selecione o número de parcelas e a data inicial em que você irá realizar os pagamentos. Serão apresentadas as condições e os juros do empréstimo. Caso você esteja de acordo, é só clicar em Confirmar Empréstimo e o valor será transferido diretamente para a sua conta Nubank.

Na data do vencimento de cada parcela, o Nubank irá realizar um débito automático na sua NuConta do valor da parcela. Caso o valor não esteja presente nela, o NuBank emite uma notificação como lembrete de que o pagamento está em aberto.

Importante notar que caso o pagamento não seja realizado na data de vencimento, seu empréstimo fica em atraso e são somados juros e uma multa fixa de 2%. Esses valores vão sendo atualizados e você pode acompanhar pelo app até a quitação do débito em aberto.

O próprio NuBank recomenda que seja feita transferência para a conta Nubank para pagar o empréstimo, pois os pagamentos por boleto de depósito podem demorar até 3 dias úteis para serem efetivados, podendo acarretar em cobranças imprevistas.

É possível antecipar as parcelas do Empréstimo Nubank?

Na simulação, você seleciona o primeiro dia de pagamento, até 90 dias após o contrato de empréstimo, e a quantidade de parcelas, que tem um máximo de 24 meses para quitar o empréstimo, mas caso você já esteja com o dinheiro na conta e queira adiantar alguma (ou mais de uma) parcela, você também pode fazer isso: inclusive, pelo aplicativo você acompanha quanto economizou ao adiantar a parcela.

Para adiantar uma parcela, entre na sua NuConta e clique em Empréstimo A Pagar. Aparecerá a opção Antecipar Últimas. Na simulação, é só escolher as parcelas que você deseja pagar e escolher a opção de quitá-las e pronto! Fácil, não é mesmo?

E se eu quiser realizar cancelamento ou portabilidade do meu empréstimo?

Se você se arrependeu ou passou a não precisar mais do seu empréstimo, é possível realizar o cancelamento do empréstimo em até 7 dias: nesse caso, você precisa ter na sua NuConta o valor do empréstimo e das taxas de IOF, que é o imposto obrigatório que incide nessa transação (caso você esteja realizando um empréstimo de abril a junho de 2020, leia até o final para saber mais sobre uma condição especial do IOF nesses meses).

Após 7 dias corridos, não é possível realizar o cancelamento. Nesse caso, você tem a opção de antecipar todas as parcelas e receber um desconto proporcional de juros.

Quanto à portabilidade (uma forma de transferir o seu empréstimo para outra instituição financeira), você também pode realizá-la entrando em contato com a instituição para onde irá realizar a transferência.

No entanto, é importante ficar atento aos seguintes detalhes para poder concluir a portabilidade: o valor do novo empréstimo não pode ser maior do que o saldo que você ainda precisa pagar e o novo prazo de pagamento não pode ser maior do que o limite atual.

Alterações no IOF nos primeiros meses de 2020

Devido à pandemia do COVID-19, popularmente conhecido como coronavírus, e seus diversos impactos na sociedade e no mercado, foi decidido que a partir do dia 3 de abril de 2020, a cobrança do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) será zerado por 90 dias para operações de crédito em todo o Brasil.

O que isso significa? Que se você realizar um empréstimo até o dia 3 de julho, a cobrança desse imposto específico não será cobrada até a parcela final.

Gostou desse post e quer aprender mais sobre empréstimos e como cuidar melhor do seu dinheiro? Descubra mais sobre empréstimos através dos melhores especialistas na nossa página .