Empréstimo para negativados: Não faça pagamentos antecipados

Hoje em dia, muitas pessoas recorrem à empréstimos para resolver assuntos financeiros negativados. Porém, é necessário ficar atento aos inúmeros golpes que acontecem a todo o momento.

Anúncios

E quem está negativado acaba ficando mais vulnerável à esse tipo de golpe, pois, geralmente, estão passando por dificuldades financeiras. Assim, veja abaixo os cuidados que você deve tomar ao fazer um empréstimo, principalmente se você estiver negativado.

Empréstimo para negativados: Precauções

cuidados e precauções com empréstimos para negativados
Cuidados e precauções que você deve ter com empréstimos!

Existem diversas precauções que você deve tomar antes de realizar um empréstimo, principalmente se for feito online. Vamos listar algumas a seguir:

Anúncios

1- Não faça depósitos antecipados

Essa é a principal forma de golpe. Qualquer tipo de depósito antecipado é proibido por lei. Geralmente, o golpista diz que o empréstimo já foi aprovado, mas que precisa de um depósito antecipado para pagar algumas taxas operacionais. Eles costumam ser bem convincentes, porém tudo não passa de um esquema para que a vítima faça um depósito antecipado.

Anúncios

Basta pensar um pouco: se você está sem dinheiro, precisando de um empréstimo, como que você precisa de pagar algo antes, já que você não tem dinheiro?

Realmente existem taxas que são cobradas em empréstimos verdadeiros, mas todas essas taxas são incluídas nas parcelas. Assim, em todo empréstimo, você primeiro recebe o dinheiro e depois começa a pagar as parcelas.

Como a aprovação de crédito para negativados é mais difícil, os golpistas costumam priorizar essas pessoas. Além disso, negativados geralmente também estão passando por dificuldades financeiras, de modo que ficam mais vulneráveis à golpes.

Anúncios
Anúncios

2- Desconfie de empréstimos muito vantajosos

Empréstimo sem comprovação de renda, sem garantias, com juros muito baixos ou sem precisar de muitos documentos. Ao fazer um empréstimo, vale o ditado popular: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Principalmente se você estiver negativado.

Vamos raciocinar: se uma pessoa está negativada, isso quer dizer que ela não é boa em pagar suas dívidas. Então porque alguém emprestaria dinheiro para um mal pagador, sem qualquer garantia ou comprovação de renda? O risco de emprestar e não receber o dinheiro é alto, não concorda?

Assim, a maioria de empréstimos para negativados possuem uma garantia, como imóvel, veículo ou objeto de valor. Ou então, são os famosos empréstimos consignados, em que as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício de quem fez o empréstimo.

Empréstimos, seja para negativados ou não, que exigem poucas comprovações, geralmente possuem juros bem mais altos. Assim, quanto maior o risco para a instituição bancária, maior os juros cobrados.

3- Cuidado com WhatsApp ou redes sociais

Muitos golpes são aplicados online, e o WhatsApp  e as redes sociais se tornaram ferramentas muito utilizadas pelos golpistas. Assim, evite enviar documentos por mensagens e, caso, em qualquer momento durante a conversa, seja pedido um depósito antecipado, faça uma denúncia.

A maioria dos relatos, são de golpes feitos pelo WhatsApp ou Facebook. Então fique atento. Muitas vezes, os golpistas possuem um site bem bonito e profissional, que, na hora de pedir o empréstimo, pedem para você entrar em contato via mensagens online. Então desconfie sempre.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

CONTA + CARTÃO DE CRÉDITO PAN
   

4- Verifique bem as instituições bancárias

Primeiro, verifique o CNPJ da instituição em que você deseja fazer o empréstimo. É bem fácil: basta acessar ao site da Receita Federal e digitar o CNPJ da empresa (somente os dígitos do CNPJ, sem traços ou pontos)

Muitos golpistas utilizam um CNPJ falso ou de outras empresas, então uma breve consulta já permite fazer essa verificação.

Também é recomendado fazer uma consulta no Banco Central, através do telefone 145.

Por fim, faça uma pesquisa na Internet sobre a instituição bancária em que você pretende fazer o seu empréstimo. O site Reclame Aqui costuma ser um bom lugar para pesquisar. Porém, uma simples pesquisa no Google, com o nome da instituição também é uma boa forma de verificação. Por exemplo, se você pretende fazer um empréstimo na empresa ABC, faça uma pesquisa do tipo “ABC golpe” ou “ABC é confiável”.

Conclusão

Ao fazer um empréstimo, sempre desconfie. Pesquise bastante sobre a instituição, não pague nada antecipadamente e, caso perceba um golpe, faça uma denúncia, tanto em redes sociais quanto na polícia. Isso ajuda a diminuir o número de vítimas em golpes.

Outro ponto importante é: você realmente precisa de um empréstimo? Você tem um bom motivo para fazer um empréstimo? Essas questões são muito  importantes antes de fazer um empréstimo. Tenha em mente que um empréstimo costuma ser vantajoso somente para os bancos que estão emprestando. Assim, você pode acabar se enrolando ainda mais financeiramente ao fazer um empréstimo mal planejado.

Anúncios

28 comentários em “Empréstimo para negativados: Não faça pagamentos antecipados”

  1. Pingback: Portabilidade de crédito: livre-se dos juros abusivos do seu empréstimo | Dinheiro Bem Cuidado

  2. MARIA SORAIA ALVES DE OLIVEIRA

    a minha irmã ficou doente O que é uma conta no banco original aí fizemos um empréstimo para quitar a dívida pedido o depósito a gente depositou aguardando que com dinheiro do empréstimo e um que tá todas as nossas dívidas perdemos o dinheiro que perdemosdepositamos e agora tá difícil para pagar dívida

  3. Muito bom está informação eu cai em dois golpes está semana mais de6 640reais mais vou procurar apalicia e fazer a temucia quero nei dinheiro de volta tenho os conmprovades e dos depósitos e os documentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima