Quando fazer um empréstimo?

Um empréstimo pode ser uma boa opção em diversas ocasiões. Porém, é preciso tomar cuidado para não pegar empréstimos desnecessários ou gastar o dinheiro a toa.

Anúncios

Nesse artigo, vamos falar sobre quando vale a pena fazer um empréstimo e como você deve agir com o dinheiro na mão.

Quando vale a pena fazer um empréstimo?

empréstimo
Vale à pena solicitar um empréstimo?

Ele  pode ser uma boa opção para organizar a vida financeira, trocar dívidas com juros altos por uma dívida de  com juros baixos é sempre recomendado. Dívidas de cheque especial e de cartão de crédito geralmente cobram juros maiores que os juros de um empréstimo.

Anúncios

Desse modo, o que ocorre é uma substituição de dívida. Você contrai uma dívida para pagar outra. A vantagem é justamente os juros mais baixos. Desse modo, existe a possibilidade de trocar várias dívidas por uma só, simplificando sua vida financeira e trazendo mais tranquilidade.

Anúncios

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados. O  consignado costuma possuir taxas baixas, porém você não deve comprometer mais de 30% da sua renda. Isso porque você pode acabar não conseguindo pagar ele , de modo que o seu problema pode aumentar ainda mais.

Um empréstimo também pode ser vantajoso caso você precise de equipamentos para trabalhar. Assim, você faz um empréstimo e vai pagando com o que vai ganhando com o seu trabalho. É preciso ficar atento ao seguinte: o seu trabalho tem que ser lucrativo o suficiente para que você consiga pagar.

Você também pode recorrer a um empréstimo para limpar o seu nome. É possível renegociar a dívida e pagar um valor bastante reduzido, limpando o seu nome. Como conseguir um  estando negativado é mais difícil, você pode fazer um empréstimo consignado, com juros mais baixos.

Anúncios
Anúncios

Geralmente, fazer empréstimos para fazer compras para a casa não costuma ser uma boa ideia. Porém, em certos casos, pode ser interessante. Uma geladeira, por exemplo, é um eletrodoméstico muito importante. Assim, você pode fazer um empréstimo nessas ocasiões e ainda tentar um desconto na compra à vista. Os juros do empréstimo podem acabar sendo mais baixos que os juros cobrados na sua compra.

Quando não fazer um empréstimo

Um empréstimo não deve ser feito para pagar as despesas do dia-a-dia. Se você não está conseguindo pagar suas contas, você deve tentar economizar ou aumentar a sua renda. Fazer  somente dará um alívio temporário, mas você provavelmente não conseguirá pagá-lo, piorando ainda mais a sua situação.

Empréstimos também não devem ser feitos por motivos supérfluos. Trocar de celular ou trocar de carro não são bons motivos, você só deve fazer um empréstimo nessas situações caso consiga um bom desconto à vista e quando os juros do empréstimo forem menores do que os juros cobrados na compra.

Obviamente, você também não deve fazer  se não tiver condições de pagar. Pode parecer bobeira, mas muitas pessoas fazem  sem pensar antes em como pagar as prestações.

Cuidado com o dinheiro na mão

É muito importante utilizar ele  para cumprir o objetivo para o qual ele foi feito. Existem pessoas que não tem controle financeiro e acabam gastando o dinheiro todo  com bobeiras e não conseguem dar o destino correto ao dinheiro.

Então fique atento e, antes de fazer um empréstimo, pense bem em como vai gastar o dinheiro. Além disso, não pegue mais do que o necessário, então faça com um objetivo e utilize o dinheiro para de fato, cumprir esse objetivo.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

CONTA + CARTÃO DE CRÉDITO PAN
   
Anúncios

6 comentários em “Quando fazer um empréstimo?”

  1. Pingback: Precisando de empréstimo? site gratuito compara opções de várias instituições financeiras | Dinheiro Bem Cuidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima