Empréstimo com Garantia de Imóvel é uma boa opção?

Momentos de emergências e imprevistos podem ocorrer na vida de qualquer pessoa ou empresa, não é mesmo? Quase sempre esses eventos geram uma necessidade de capital financeiro que, geralmente, não dispomos naquele momento, o que inicia um ciclo de ansiedade e preocupação. Mas você sabia que não precisa passar por tudo isso? O empréstimo pode ser uma ótima solução para o socorro imediato, mas as altas taxas de juros pode ser um empecilho.

Publicidade

No entanto, há uma solução para quem precisa de crédito pagando juros mais baixos, que é a modalidade de empréstimo com imóvel em garantia. Talvez você esteja se perguntando: será que isso realmente é uma boa opção? É justamente sobre isso que abordaremos neste artigo. Ficou curioso? Então continue essa leitura e saiba tudo sobre o tema.

Publicidade

O risco de crédito

Um dos grandes fatores que faz a taxa de juros aumentar e variar tanto de pessoa para pessoa (ou de empresa para empresa) é justamente o risco de crédito que cada um apresenta, ou seja, a probabilidade de não liquidar o compromisso assumido, caindo no caso de inadimplência ou atraso na quitação das parcelas. Quanto maior for o risco de crédito, certamente, maior será a taxa de juros que as instituições financeiras vão aplicar sobre o empréstimo solicitado.

Para evitar que isso aconteça é aconselhável ter um bom histórico financeiro e manter o seu cadastro positivo ativo, permitindo que as instituições financeiras possam ter acesso mais abrangente das suas movimentações financeiras como bom pagador, o que permitirá fazer uma análise mais detalhada do seu risco de crédito.

Além disso, sendo um bom pagador, o seu score tenderá a subir, fazendo o seu risco de crédito cair. Mas o que fazer quando o seu score é baixo e as taxas de juros aplicadas pelas instituições financeiras sobre os seus empréstimos são altos? É o que falaremos no próximo tópico.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
   
APROVAÇÃO NO CARTÃO
   
CARTÃO PARA NEGATIVADO
   
CARTÃO SEM ANUIDADE

Imóvel como garantia

Você está com um score baixo e precisa de um empréstimo? Não se desespere! Você sabia que pode colocar o seu imóvel próprio como garantia? Isso fará as instituições financeiras terem uma garantia de que receberam volta o valor disponibilizado caso você entre em situação de inadimplência e impossibilidade de quitação do empréstimo contratado. Mas você não quer perder o seu imóvel, não é mesmo? Por isso, é fundamental ter uma boa educação financeira e planejamento.

Publicidade
Santander BR

Você pode fazer um comparativo muito interessante: faça uma simulação de empréstimo sem o seu imóvel como garantia e outra simulação com ele em garantia. Você vai perceber uma diferença considerável na taxa de juros entre as duas situações, em que na segunda opção será muito mais vantajosa.

Quando você coloca o seu imóvel como garantia do empréstimo as taxas de juros apresentam uma grande queda, um reflexo da diminuição do seu risco de crédito na operação solicitada.

Com isso, fica inegável que empréstimo com garantia de imóvel é uma ótima opção para ter melhores condições de juros, o que vai gerar melhor uso dos recursos financeiros que você tem à sua disposição.

Quer saber mais sobre conteúdos como esse? Então acesse agora mesmo a nossa seção de empréstimos e leia outros artigos que disponibilizamos especialmente para você.