Estágio e trainee – Entenda a diferença

Veja nesse artigo as principais diferença entre as modalidades de estágio e trainee!

Anúncios

No final do semestre estudantil é comum que muitas empresas abram vagas para seus programas de estágio e trainee.

E se você está contando os dias para começar a trabalhar, mas não sabe exatamente a diferença entre estágio e trainee, não se preocupe.

Na verdade, essa é uma dúvida muito comum, já que ambos os programas se destinam a jovens em processo de formação. E que querem logo ingressar no mercado de trabalho.

Contudo, compreender a distinção que existe entre ambos os processos é importante. Até mesmo para alinhar da melhor forma possível o programa ao seu momento na carreira.

Acompanhe esse artigo na íntegra e entenda melhor como funciona e as principais diferenças entre os programas de Estágio e trainee. Confira!

Veja também:

Diferenças entre estágio e trainee

A diferença maior entre o estágio e trainee é o tempo de curso. O estágio pode ser desenvolvido por jovens que estão no ensino médio, técnico ou então superior.

Faça como mais de 143.907 pessoas
Cadastre-se e Receba nossos conteúdos diretamente no seu E-MAIL.

Enquanto isso, no trainee, o jovem precisa estar fazendo o último ano da faculdade. Ou então ter se formado recentemente há, no máximo, 3 anos.

Apesar dessa diferença, ambos os programas visam o desenvolvimento dos jovens, sobretudo em relação a qualidade profissional.

Atividades do estágio e trainee

As atividades dos programas de estágio e trainee são diferentes. Até porque dependendo do momento em que o estudante vai estagiar, não possui conhecimento suficiente para atividades mais complexas.

Enquanto, o trainee já tem um preparo maior, devido seu momento no curso. Veja abaixo como funcionam as atividades de cada um dos programas.

Estágio

O estágio possui um tipo de contratação individual e não pertence às regras estabelecidas na CLT. O objetivo do estágio é inserir cedo o jovem no mundo do trabalho.

Além disso, é um programa que tem vínculo com a instituição de ensino e só pode ser exercido mediante aprovação. O estágio não possui uma duração obrigatória, além disso, só pode ser renovado até completar 2 anos.

Outra diferença entre estágio e trainee é que, no estágio, também existe a possibilidade de efetivação caso a empresa goste do trabalho do estagiário. Mas, essa possibilidade depende mais da disponibilidade da empresa de ter essa vaga, do que do próprio estagiário.

Para atuar como estagiário não há limite de idade, mas é preciso atender a alguns requisitos, como:

  • Estar matriculada no ensino médio, técnico ou então superior
  • Possuir frequência regular.

Trainee

O trainee é um programa no qual os estudantes mais buscam, sendo um pouco diferente do estágio. Nele, o estudante exercerá um cargo dentro de uma empresa que dá preparação para o jovem no mundo profissional. Através dele é possível alcançar cargos superiores dentro das empresas, a depender do seu desempenho.

Sem falar que o trainee possui uma boa remuneração se equiparando ao valor de um profissional júnior. Isso é muito interessante para quem está quase se formando.

O objetivo desse programa é preparar de uma forma mais intessiva esse profissional para o mercado de trabalho. Por isso, trata-se de uma oportunidade que exige soluções, propõe desafios. E faz com que o estudante tenha contato com todos os níveis da empresa.

No programa de trainee, o jovem vai receber diversos tipos de treinamentos, que visam a sua preparação para a vida profissional.

Outra diferença entre o estágio e trainee, é que este ultimo segue a regulamentação da CLT e suas atividades são definidas pela empresa que contrata. Esse programa possui uma duração entre 6 meses e 3 anos.

Pode ser trainee todas as pessoas que estão no último ano de graduação. Ou então que se formaram recentemente, não passando de 3 anos.

Agora que entendeu a diferença entre estágio e trainee, escolha o que melhor te atende e se prepare para o mundo profissional.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo