Publicidade

FGTS aniversário: vale a pena retirar?

FGTS aniversário libera uma parte do valor do fundo acrescido de uma porcentagem

Publicidade

Com essa modalidade, que é diferente dos modelos recém lançados pelo governo federal, o trabalho que contribui com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode retirar, todo ano no mês de aniversário, uma parte do valor acumulado. Para chegar ao valor total, que cai direto na conta escolhida pelo beneficiário, existe um cálculo.

Publicidade

5% do valor que você tem acumulado no FGTS, mais uma parcela fixa depositada ao trabalhador que escolheu o saque aniversário. Se todos os anos você retirar essa quantia, ela atualiza mensalmente no próprio aplicativo do FGTS ou pelo site da Caixa Econômica Federal.

Bom, após você entender como funciona o FGTS aniversário, chegou a hora de entender se vale a pena ou não retirá-lo todos os anos. A seguir, vamos listar motivos para aderir ao saque, mas também motivos para não utilizar anualmente o benefício. Lembrando que é importante analisar seu caso pessoal antes de aceitar o saque!

Saiba como funciona o FGTS aniversário

FGTS Aniversário
Descubra como funciona esse benefício!

Como aderir ao saque?

Através do aplicativo, é possível aderir a qualquer saque, seja o FGTS aniversário ou emergencial. Lembre-se de baixar apenas o aplicativo que seja certificado pela Caixa Econômica Federal e que possui todas as características para ser seguro. Para cada caso, existe um prazo para aceite do saque, e tem que ser bem antes da sua data de nascimento. Feito isso, escolha uma conta e receba o dinheiro no dia combinado.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
   
APROVAÇÃO NO CARTÃO
   
CARTÃO PARA NEGATIVADO
   
CARTÃO SEM ANUIDADE

Lembrando que há também o empréstimo do FGTS, que é uma maneira de adiantar os próximos saques aniversários previstos até 2023, para alguns casos. Neste caso, você pegará o valor integral juntando todos esses saques e perderá o benefício anual. Entre em contato com a Caixa para entender como funciona essa maneira.

Publicidade
Santander BR

Por que é benéfico aderir ao FGTS aniversário?

A seguir, vamos trazer os prós de aderir ao saque do FGTS anualmente. Serão dicas que encaixam para alguns casos. Priorize, claro, o valor total que tem acumulado do fundo, para que esteja preparado para emergências ou demissões sem justa causa.

Economizar, todos os anos

Indiretamente, o valor do Fundo é um dinheiro que o contribuinte tem guardado durante os depósitos feitos pela empresa. Só que diferentemente de uma poupança, ele exige critérios para ser sacado, como cirurgias ou tratamentos de saúde, ou até mesmo entrada na casa própria.

Só que se o trabalhador está numa situação financeira mais confortável, pode sacar esse dinheiro e colocar em uma poupança, ou método que possa manter a grana próxima e rendendo. Serão duas formas de guardar dinheiro em uma, pagar o fundo e ainda colocar os saques num local à sua escolha.

Um respiro, todo ano

Quem não trabalha e se esforça para passar o ano sem dor de cabeça? Um valor desse, caindo direto na sua conta, pode ser o alívio que você precisa naquele mês de aniversário. Normalmente, é um dinheiro que sempre ajuda, porque de qualquer forma há uma parcela fixa que é calculada de acordo com o valor disponível.

Chances de planejar a situação financeira

Você tem aquela dívida, ou sonha com uma viagem que só daria para ser feita com um determinado valor em mãos? Dependendo do seu saque, ele pode pagar uma viagem inteira para você e sua família, por exemplo. Além disso, você pode se planejar financeiramente para realizar outras metas e utilizar esse dinheiro para quitar as contas fixas, e guardar o outro. Com um valor bom, é possível fazer vários planos.

Por que não é vantajoso retirar o FGTS aniversário?

O principal motivo seria a perda do saque do FGTS em caso de demissão. Por isso, é importante avaliar sua situação atual no seu emprego para que não fique sem esse benefício em caso de ser mandado(a) embora sem justa causa. Imagine, claro, como poderia se virar ao perder esse direito ao ser mandado embora do seu atual emprego.

Perda dos 40%

Ao ser demitido, sem justa causa, todo trabalhador tem o direito de retirar 40% do valor total do FGTS. Aderindo ao saque aniversário, você perde esse benefício e pode sair sem dinheiro algum do trabalho. Então, avalie a situação atual do seu trabalho, se existe essa possibilidade ou não e se para você seria tranquilo ficar sem esse dinheiro caso seja demitido(a).

Queda do valor acumulado, todo ano

Quando o trabalhador está há muito tempo empregado, principalmente se tem um salário considerado bom, acaba tendo um valor acumulado no FGTS que seria ótimo para adquirir bens e evoluir na vida financeira. Com o saque anual, entre outros saques, como o emergencial, esse valor acumulado a tanto tempo só cai. Então avalie seus objetivos com esse dinheiro antes de aceitar o saque do FGTS aniversário.

Gastos sem necessidade

Muita gente não sabe lidar com uma quantidade grande de dinheiro, do nada. Então,se você é uma dessas pessoas, pense bem antes de sacar o dinheiro do FGTS aniversário: ao invés de ajudar, ele pode te atrapalhar e fazer com que gaste só com consumo próprio, por exemplo. Investir essa grana em planos, metas ou algo para o futuro seria o mais indicado.

Conclusão

A dica mais importante é avaliar sua situação financeira para decidir ou não se vai retirar o valor do FGTS. Ele pode ser de muita ajuda, mas também pode te complicar caso seja demitido e não tenha para onde correr. Então, avalie o que pode-se fazer com esse valor e como ele pode ser útil a longo prazo: se é pagando uma dívida ou investimento nas finanças. Assim, utilizando nossas dicas, saberá se será bom sacar ou não! Pesquise muito e entenda de que maneira esse valor será útil para sua situação.