FGTS: desde o início do ano, saldo pode quitar até 6 parcelas da prestação em atraso; veja como

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) teve uma mudança a partir do dia 2 de janeiro para os casos de atrasos no pagamento das prestações dos imóveis financiados. Agora, será possível usar o valor do saldo para quitar até seis parcelas em atraso da casa própria.

Atualmente, se o mutuário atrasar três parcelas, já corre o risco de ser processado e perder o imóvel. Portanto, quem tem FGTS, poderá usar o valor para tentar abater e quitar essa dívida.

O que muda com a regra do FGTS

Anteriormente, o mutuário em atraso podia usar o FGTS para quitar até 80% de cada prestação em atraso, mas com um limite de três prestações. No entanto, no ano passado, um decreto do governo passou a permitir que isso fosse feito para até 12 prestações em atraso.

Contudo, com o fim do vigor do decreto, houve uma nova regra, que permite esse abatimento de até seis meses de atraso. Caso contrário, voltaria à regra anterior, quando o FGTS poderia pagar até três meses de prestações atrasadas da casa ou do apartamento financiado.

De acordo com dados divulgados pelo chamado Conselho Curador do FGTS, cerca de 80 mil mutuários da casa própria estão em atrasos de mais de três meses nas parcelas. No entanto, o que sempre foi normal era usar o FGTS para quitar prestações atrasadas inferiores a três meses.

Outra permissão também que já existia antes era o usar o FGTS para abater prestações que ainda não venceram. Com isso, é possível até mesmo antecipar o prazo de financiamento de um imóvel, quitando o valor antes.

Como quitar os atrasados?

Por fim, quem está com a prestação do imóvel atrasado, deve procurar o banco no qual fez aquele financiamento imobiliário. Desta maneira, vai assinar um termo em que permite à entidade sacar aquele valor da conta do mutuário para abater a dívida, usando o FGTS.

Desta maneira, o mutuário não vai ter o risco de perder o imóvel e vai poder regularizar as pendências. Então, o FGTS também é útil para esses casos.

Veja também: Saque aniversário disponível

CAIXA TEM - INFORMAÇÕES: