Publicidade

Governo também vai antecipar 13º e abono salarial em 2021. Confira os detalhes!

O ano é novo, mas os problemas econômicos trazidos pela pandemia no ano de 2020 ainda refletem nas finanças de muitos brasileiros, podendo ser um dos pontos antecipar o 13º salário.

Publicidade

Por esse motivo, o governo federal deve antecipar mais uma vez os saques do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS e também do abono salarial.

Publicidade

Quer saber como vai funcionar, se você tem direito e em quais meses os saques serão liberados? É o que vamos falar neste artigo. Confira!

Descubra se o governo vai antecipar 13º salário e o abono salarial

antecipar 13º
Saiba como será a antecipação do 13º salário em 2021!

Antecipar 13º salário

Apenas os aposentados, pensionistas e quem estiver recebendo auxílio-doença, auxílio-reclusão ou salário-maternidade do INSS são quem poderão sacar antecipadamente o 13º salário, a exemplo do que aconteceu em 2020.

No ano passado, também por conta da pandemia, o benefício foi antecipado em duas parcelas. Uma foi paga em abril e a outra em maio.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
   
APROVAÇÃO NO CARTÃO
   
CARTÃO PARA NEGATIVADO
   
CARTÃO SEM ANUIDADE

Em 2021, o mecanismo deve ser bem parecido, porém sendo pago ainda mais cedo. O governo estuda pagar a primeira prestação já no mês de fevereiro e a segunda em março.

Publicidade
Santander BR

Antes disso, entretanto, a proposta precisa ser formalizada pelo Ministério da Economia. Como as despesas com 13º de aposentados e pensionistas já estavam previstas no Orçamento de 2021, o país não teria novas despesas, o que deve facilitar e agilizar o processo.

Assim que a medida tiver datas oficiais, postaremos aqui no Dinheiro Bem Cuidado.

Saque-aniversário do FGTS

Lembrando que o calendário para o saque-aniversário do FGTS em 2021 começou e os aniversariantes do mês de janeiro já estão podendo sacar o benefício.

Para conferir todas as datas, veja este outro artigo.

Abono salarial

Outro benefício que será antecipado e que deve seguir o mesmo calendário do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS é o abono salarial.

O abono é garantido para trabalhadores que recebem até dois salários mínimos por mês e que estejam devidamente cadastrados no PIS (para empregados do setor privado) ou PASEP (empregados do setor público) há pelo menos 5 anos.

Também é necessário que a pessoa tenha trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base. Quanto maior for o tempo de trabalho, mais dinheiro será recebido de abono. Quem exerceu atividade remunerada durante os 12 meses do ano, por exemplo, recebe um salário mínimo de abono salarial.

Veja todos os requisitos para receber o benefício:

  • Ter remuneração mensal média de no máximo dois salários mínimos no ano-base para recebimento do benefício
  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos
  • Ter os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base
  • Ter exercido no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, de atividade remunerada no ano-base

E o auxílio emergencial?

O presidente Jair Bolsonaro e sua equipe econômica chefiada pelo ministro Paulo Guedes continuam relutantes com relação ao pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial em 2021.

Inclusive, a antecipação do 13º salário e do abono salarial são medidas que buscam minimizar as consequências da não prorrogação do “coronavoucher”.

Segundo o governo, uma nova rodada do auxílio emergencial representaria um gasto exorbitante nas contas públicas.

Por outro lado, os números de casos do novo coronavírus voltaram a subir consideravelmente, o programa de vacinação ainda não começou e milhões de brasileiros que dependiam do auxílio agora passam por necessidades.

Todos esses motivos estão gerando uma enorme pressão sobre o governo federal. Além disso, no Congresso Nacional, há movimentação de deputados e senadores na tentativa de conseguir restaurar o auxílio emergencial em 2021.

É provável que novas notícias sobre o benefício surjam no mês de fevereiro, quando termina oficialmente o recesso do Congresso. Assim que elas surgirem, publicaremos aqui no Dinheiro Bem Cuidado. Por isso, fique ligado no nosso site!

3 comentários em “Governo também vai antecipar 13º e abono salarial em 2021. Confira os detalhes!”

  1. Não acham que ir mais vulneráveis são boa idosos ??? Estamos passando muitas dificuldades … só estou vendo enrolação. Tenham consciência por favor 🙏🙏🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.