Portal de Economia e Finanças

ID Santander: como habilitar e fazer transações no celular e Internet Banking

0

Se você é correntista do Banco Santander e quer usar o Internet Banking ou o aplicativo do banco para fazer transações, vai precisar de um ID Santander.

Publicidade

Esse é o dispositivo de segurança da instituição financeira para operações realizadas no ambiente digital, como uma forma de reconhecer que a pessoa que está fazendo a movimentação é realmente o cliente.

Publicidade

Então, caso você ainda não saiba como habilitar o seu ID Santander e começar a movimentar a sua conta pela Internet, este artigo vai lhe ajudar. Confira!

O que é o ID Santander?

ID Santander
Conheça o ID Santander e como funciona!

Com um mundo cada vez mais digital, os bancos estão criando sistemas de segurança para que os correntistas possam usar os serviços bancários pela Internet e smartphone.

No caso do Santander, o sistema é conhecido por ID Santander. Em resumo, funciona como uma assinatura eletrônica pessoal e intransferível, que reconhece a identidade do usuário em cada transação, evitando que outras pessoas se passem por ele.

Sendo assim, para qualquer transferência de valores utilizando o app do Santander, Internet Banking e Santander Way, você vai precisar ter um ID Santander registrado. Caso contrário, por uma questão de segurança, o banco não irá autorizar a transação.

Como ativar o ID Santander no celular?

Em primeiro lugar, você vai precisar ser correntista do Santander e instalar o aplicativo do banco. Também será necessário usar um caixa eletrônico para realizar o procedimento. Veja os passos:

Publicidade
  1. Procure um caixa eletrônico do Banco Santander
  2. No menu do caixa eletrônico, encontre a opção “Habilitar celular para transações”
  3. Irão aparecer na tela o nome e modelo do seu celular. Caso esteja certo, aperte para confirmar
  4. Abra o app do banco no seu smartphone
  5. Agora, na tela principal do aplicativo, entre na opção “ID Santander”. Depois, escolha “Caixa eletrônico” e, em seguida, “Habilitação do ID”. Por último, selecione “Capturar QR Code”
  6. A câmera do seu celular será ativada. Basta mirá-la para o QR Code que aparecer na tela do caixa eletrônico
  7. Depois, no app, clique em “Gerar código”
  8. Irá aparecer um código no aplicativo. Você deve digitá-lo no caixa eletrônico rapidamente
  9. Pronto! O ID Santander foi habilitado e você já pode fazer transações usando o Internet Banking e o app do banco

No site do Banco Santander, há um vídeo que também explica o procedimento. Se você ainda estiver confuso, ele poderá lhe ajudar. Clique aqui para ver.

Posso ativar o ID Santander sem usar o caixa eletrônico?

De acordo com o Santander, alguns novos clientes já estão conseguindo ativar o ID Santander diretamente pelo celular, através de um código SMS.

Publicidade

Para isso, basta abrir o aplicativo do banco, encontrar a opção “ID Santander” e clicar em “Habilitar agora”. Se a opção estiver disponível, você receberá um código via SMS no seu telefone e deverá digitá-lo no app para ativar o recurso.

Porém, muitos clientes – principalmente os antigos – reclamam que essa ativação por SMS não tem aparecido como opção no aplicativo. Neste caso, o correntista realmente precisará encontrar um caixa eletrônico para realizar o procedimento.

Como usar o ID Santander?

Para transações realizadas no aplicativo, o ID Santander funciona de forma automática, sem precisar digitar códigos.

Porém, se você for utilizar o Internet Banking, deverá seguir os seguintes passos para conseguir confirmar as transferências e outras movimentações:

Publicidade
  1. Abra o app do banco, sem precisar fazer login
  2. Na tela inicial, clique em “ID Santander”
  3. Aponte a câmera do seu celular para o QR Code que estiver aparecendo na tela de transação do Internet Banking
  4. Irá aparecer um código. Para finalizar, digite-o no seu app. Pronto!

E se eu trocar ou perder meu celular?

Caso você tenha trocado de aparelho, irá precisar fazer novamente o procedimento de habilitação do ID Santander neste novo dispositivo, por meio do caixa eletrônico.

Se tiver sido roubado, a pessoa só conseguirá acessar a sua conta se tiver o seu CPF e a senha de acesso. Neste caso, você pode bloquear o seu ID Santander na opção “Bloquear celular para transações” do caixa eletrônico ou ligando para a Central de Atendimento do Banco Santander.

Como falar com a Central de Atendimento do Santander?

Qualquer problema que você tiver com o ID Santander, o banco disponibiliza os seguintes telefones para atendimento:

 

  • 4004-3535(para capitais e regiões metropolitanas)
  • 0800 702 3535(demais localidades)
  • 0800 723 5007(para pessoas com deficiência auditiva e de fala)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.