Itaú: saiba como cadastrar a chave do Pix pelo celular

Você é correntista do Itaú e ainda não sabe direito o que é o Pix e nem como se cadastrar usando o aplicativo do banco? Calma, este artigo vai lhe ajudar!

Anúncios

Embora o sistema só comece a funcionar, de fato, em novembro, os cadastros das chaves de endereçamento já estão disponíveis, e os bancos estão se esforçando para tentar atrair o máximo de clientes.

A boa notícia é que o Pix vai trazer ótimas vantagens e o processo de cadastramento é bem simples e rápido. Confira!

Anúncios

O que é o Pix?

itaú
Saiba mais sobre o Pix e o Itaú!

O Pix é um novo sistema desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Ele promete substituir os famosos TED e DOC dos bancos, com transferências instantâneas (em poucos segundos) e sem custos para pessoas físicas.

Neste outro artigo, falamos detalhadamente sobre o Pix e tiramos as principais dúvidas sobre o assunto.

Quais são as vantagens do Pix?

  • As transferências bancárias poderão ser realizadas em qualquer dia e qualquer horário (mesmo aos finais de semana e feriados), ao contrário dos TEDs e DOCs, que só funcionam em horário comercial
  • A operação será bem mais rápida, levando poucos segundos para que o dinheiro saia de uma conta e chegue a outra
  • É um sistema desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, responsável por todo o Sistema Financeiro Nacional. Sendo assim, a maioria das instituições financeiras brasileiras vão aderir ao Pix
  • Será gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI). Pessoas jurídicas também poderão usar o sistema, substituindo, em alguns casos, a maquininha de cartão.

O que é uma chave de endereçamento?

As chaves de endereçamento servirão para que você seja identificado dentro do sistema do Pix. O app do Itaú dá a opção de cadastrar até 4 chaves, usando o seu CPF, número de telefone, e-mail ou gerar uma chave aleatória formada por números, letras e símbolos.

Essas chaves servem para agilizar o processo – para que não seja necessário digitar o código do banco, número da conta, agência, etc. -, bastando fornecer uma delas para quem for fazer o pagamento para você ou vice-versa.

Anúncios

Porém, elas não são obrigatórias. Sendo assim, você também consegue utilizar os dados da sua conta bancária do Itaú para fazer transferências com o Pix.

Como cadastrar as chaves do Pix no aplicativo do Itaú?

Em primeiro lugar, você precisa já ser cliente do banco e ter o aplicativo do Itaú instalado no seu celular, com acesso liberado. Depois, é só seguir os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo e faça login na sua conta
  2. No menu inferior, clique em “Transações”
  3. Depois, clique na opção “Pix”
  4. Aparecerá uma tela com alguns detalhes sobre o procedimento. Depois de ler tudo, selecione “Realizar cadastro”
  5. Escolha uma das opções de chave (CPF, celular, e-mail ou chave aleatória) e clique em continuar. Lembrando que, se quiser, poderá cadastrar as quatro, usando o mesmo procedimento
  6. Vamos supor que você tenha escolhido o seu número de celular como chave. Selecione “celular”, e clique em “continuar”. Após isso, você deverá confirmar o número e clicar em “avançar”
  7. Um código de validação será enviado por SMS para o número informado. Você deverá digitá-lo no app para prosseguir
  8. Por fim, o aplicativo deve pedir para que você digite a senha do seu cartão do Itaú por duas vezes. Depois disso, a chave estará cadastrada

Como fazer transferências no app Itaú usando o Pix?

Por enquanto, apenas os cadastros do Pix foram liberados. As transferências só serão permitidas a partir do dia 16 de novembro.

Depois dessa data, basta que você siga as mesmas etapas anteriores (Abrir app do Itaú > Transações > Pix), mas, ao invés de cadastrar uma nova chave, já estará disponível um menu para realizar pagamentos digitando a chave de outra pessoa ou gerando um QR Code pela câmera do seu celular.

O Itaú vai cobrar pelo Pix?

De acordo com o site do próprio Itaú, transferências entre pessoas físicas usando o Pix serão gratuitas.

Porém, para empresas com conta no Itaú e que tenham cadastrado o CNPJ no Pix, haverá gratuidade por 3 meses. Depois desse período, a informação é de que terá uma cobrança de 1,45% sobre o valor de cada transação utilizando o Pix.

Anúncios
Rolar para cima