Portal de Economia e Finanças

Lições de Warren Buffett sobre investimentos

0

Warren Buffett é um dos principais investidores do mundo. Começou do baixo e atualmente é um dos homens mais ricos do mundo. No mundo dos investimentos, uma das principais pessoas a se espelhar. O que fez de Buffet tão bem-sucedido? Destrinchamos nesse artigo as principais lições que ele pode nos dar. Confira!

Publicidade

Principais lições de Warren Buffett

Falaremos agora sobre as principais lições de um dos maiores investidores da atualidade.

Publicidade

Saiba diferenciar preço de valor

Inspirado em Graham, Buffett compreendeu que o mercado de ações no curto prazo funciona como uma votação, e o preço das ações são decididos dessa forma. Mas, no longo prazo, há a definição do valor da ação. Por isso, Buffett prefere investir em empresas consolidadas no mercado. Não arrisca seu dinheiro em inovações mirabolantes.

Seja otimista quanto todos são pessimistas e vice-versa

Camarão que dorme a onda leva. E, no mundo dos investimentos, isso também é válido. É preciso manter a calma nos tempos difíceis e continuar atento nos bons momentos. Caso isso não seja feito, as perdas costumam ser catastróficas. Tente pensar de forma diferente. Evite o pensamento de manada.

Use os juros compostos a seu favor

Para que os juros compostos sirvam para crescer o patrimônio, é necessário dar tempo a eles, utilizando a estratégia de buy and hold, ou, em tradução literal, “compre e segure”. Com o tempo, os juros compostos potencializam os ganhos, criando um efeito bola de neve. Assim, gerará cada vez mais dinheiro.

Nunca deixe de aprender

Um erro muito comum em qualquer campo da nossa vida é quando ficamos soberbos. Aprender é uma necessidade. E isso é válido durante todo o ciclo, pois sempre há algo novo a se aprender. Experiência, livros, acompanhar notícias sobre o mercado financeiro, tudo isso contribui para manter acesa a chama do aprendizado.

Mantenha a simplicidade

Anteriormente, falamos sobre a importância de não deixar a soberba subir à cabeça. E isso se alcança mantendo a humildade e simplicidade. Buffett, multibilionário, mantém uma rotina simples até os dias atuais e age como se ainda tivesse muito a aprender e, principalmente, a ganhar. Tenha sonhos ambiciosos. Contudo, não esqueça da importância da simplicidade.

Publicidade

Não deixe o mercado o iludir

O mercado financeiro é complexo. Não existe uma “Eldorado” no mercado de ações. É necessário manter a cabeça sempre em foco. Dessa forma, não invista em ações que prometem retornos mirabolantes no curto prazo. Priorize investimentos seguros e de longo prazo. Ademais, o conselho também serve para evitar que cenários negativos iludam.

Assim, sempre há uma forma de se dar bem no mercado financeiro. Descubra qual é a mais adequada para aquele momento.

Seja consistente no longo prazo

Por fim, a dica que de alguma forma sintetiza muito do que já foi falado anteriormente. Buffet não acredita em ganhos extraordinários no curto prazo, mas sim em ganhos constantes no longo prazo. O importante é sempre estar crescendo o patrimônio.  

Sendo assim, as lições de Warren Buffett podem acrescentar muito no modo como você investe e aumenta o seu patrimônio

Gostou do que leu? Então conheça 5 erros financeiros que te impedem de crescer!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.