Nubank: veja como cadastrar as chaves e usar o Pix no aplicativo

Publicidade

Cada vez mais próximo do lançamento oficial, alguns bancos já começaram a liberar as transferências com o Pix. Dentre eles, está o Nubank.

A famosa fintech do cartão roxinho é uma das instituições financeiras que estará presente no novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central.

Publicidade

Se você é correntista do Nubank, mas ainda não sabe como cadastrar as suas chaves e começar a usar o Pix, continue lendo este artigo, pois vamos lhe ajudar!

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
       

Pix: o que é?

O Pix é o novo sistema de pagamentos desenvolvido pelo próprio Banco Central do Brasil. Ele chega para substituir os atuais TED e DOC, sendo uma opção mais rápida, prática e econômica.

Publicidade

Neste outro artigo, falamos detalhadamente sobre o Pix e tiramos as principais dúvidas sobre a novidade.

Publicidade
Then please attach the following html code to the place in the page where you want our player to be shown:

Quais são as vantagens?

  • Os pagamentos poderão ser feitos em qualquer dia e horário, mesmo aos finais de semana e feriados, diferente do TED e DOC, que só funcionam em horário comercial
  • As transferências serão praticamente instantâneas, levando no máximo 20 segundos para o dinheiro sair de uma conta e chegar à outra
  • O funcionamento será mais simples, por meio de uma chave de cadastro ou QR Code
  • Não haverá custos para transações entre pessoas físicas
  • Por ser um sistema próprio do governo, a maioria das instituições financeiras vão aderir

O Pix já está funcionando no Nubank?

Na verdade, as operações do Pix estão previstas para iniciar oficialmente no Brasil apenas no dia 16 de novembro.

Porém, algumas empresas participantes – como o Nubank – já estão liberando a funcionalidade para alguns clientes desde o dia 03 de novembro, como um teste antes de tudo começar a funcionar.

Neste período de testes, o recurso não estará disponível 24 horas e não são todos os correntistas que terão acesso. Já a partir do dia 16, o sistema estará funcionando sem restrições.

Apesar disso, o cadastro das chaves de endereçamento do Pix está acessível para todos, por meio do aplicativo do Nubank.

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
       

O que são as chaves de enderaçamento?

Em resumo, são as informações necessárias para que você seja identificado dentro do sistema. As chaves não são obrigatórias, mas permitem agilizar as transferências.

Essas chaves podem ser o seu CPF, e-mail, número de telefone ou um código gerado aleatoriamente. Elas são cadastradas diretamente no app do seu banco – neste caso, no do Nubank.

Assim, quando for receber dinheiro de alguém, por exemplo, basta informar uma das suas chaves, ao invés de passar o código do banco, número da agência, número da conta, CPF, etc…

Como cadastrar uma chave do Pix no app do Nubank?

  1. Abra o aplicativo do Nubank e faça o login na sua conta
  2. Na tela inicial do app, clique no menu Pix
  3. Agora, vá até “Minhas chaves”
  4. Clique em “Registrar chave”
  5. Escolha qual chave você quer registrar (CPF, e-mail, número de telefone ou chave aleatória). Lembrando que, se quiser, você pode registrar todas elas
  6. Por exemplo, se você escolher a chave do número do seu telefone, basta digitar o seu número e clicar em avançar
  7. Um código de verificação será enviado via SMS para o seu telefone. Digite-o no app e depois clique em “Registrar celular”
  8. Depois disso, a chave deve aparecer como “Pendente”. Isso porque o Nubank precisa avisar ao Banco Central da sua solicitação primeiro, mas, se estiver tudo certo, em breve ela será confirmada

E como fazer a transferência?

Como dissemos, inicialmente as transferências pelo Pix no app do Nubank só estão liberadas para poucos correntistas, mas, a partir do dia 16 de novembro, todos poderão fazê-las.

Se você já cadastrou uma chave e o sistema já estiver disponível para você, entre no menu do Pix.

Na opção “Pagar”, você poderá fazer pagamentos apontando a câmera para um QR Code gerado por outra pessoa ou empresa, ou digitar manualmente o código.

Em “Transferir”, você escolhe o valor que irá enviar para alguém (é preciso ter saldo na sua conta do Nubank) e depois digita a chave do destinatário. Confirme se as informações que aparecem na tela correspondem aos dados da pessoa e clique em “Transferir”. Para finalizar, digite a sua senha e pronto!

Já na opção “Cobrar”, você consegue gerar um QR Code para receber um valor de outra pessoa. Para isso, digite a quantia e clique em avançar. Depois, escolha qual das suas chaves você quer utilizar, confira se as informações estão corretas e clique em “Criar QR Code”.

Agora é só quem for pagar ler o seu código com a câmera do celular, ou você também pode compartilhar o link direto para o seu QR Code. Vale ressaltar que a outra pessoa também pode lhe pagar digitando alguma das suas chaves do Pix no app do banco dela.

Deixe um comentário