Portal de Economia e Finanças

O Homem Mais rico da Babilônia, principais lições

1

“O Homem mais rico da Babilônia” é um livro de George S. Clason. Traz importantes lições sobre investimentos. Eles foram inspirados em lições retiradas da antiga Babilônia, império da antiguidade, que foi se estabeleceu na então Mesopotâmia. Uma das civilizações mais avançadas da época e que deixou lições em áreas como astronomia, matemática, engenharia e também investimentos.

Publicidade

Que lições foram essas? Saiba quais são as lições extraídas desse importante livro.

Publicidade

Confira!

Lições em “ O Homem mais Rico da Babilônia”

Apresentaremos aqui, de forma breve, as principais lições.

Faça seu dinheiro crescer

Um erro muito comum que as pessoas cometem é apenas gastar o dinheiro com necessidades e objetos de desejo. Assim, a vida financeira sempre fica estagnada. Para mudar isso, é importante investir o dinheiro, fazê-lo crescer.

Contudo, alguns podem falar que é impossível fazer isso, pois ganham pouco. Mas é importante tentar guardar pelo menos 10% do dinheiro que recebe para investir. E, se não for suficiente, tentar receber mais, ajustar o planejamento financeiro, etc.

Aumente seu conhecimento para ganhar mais

Em “O conde de monte cristo”, abade faria, prisioneiro junto ao protagonista deixa uma importante lição: conhecimento é mais importante do que a liberdade, pois o conhecimento nunca pode ser tirado de alguém. Além disso, é importante ter a maturidade de sempre continuar aprendendo.

Publicidade

Ademais, assim, busque sempre estar conhecendo mais sobre o mundo dos investimentos.

Assegure uma renda para o futuro

É necessário assegurar renda para o futuro. Não depender apenas da aposentadoria do INSS. Existem diversas formas de fazer isso, mas todas elas passam por investimentos. Seja em renda fixa, renda variável ou mesmo pela aquisição de imóveis. O importante é ter opções. Dessa maneira, comece desde cedo a pensar e a fazer esse investimento.

Publicidade

Faça do lar um investimento lucrativo

O investimento começa em casa. É necessário se preparar financeiramente para investir. Isso inclui cortar gastos, organizar as finanças e pensar em maneiras de ganhar mais dinheiro. A partir do momento que as finanças pessoais e familiares estiverem organizadas, o investimento no mercado financeiro se torna mais palatável.

Proteja seu investimento contra perdas

Não é porque investir está associado a correr risco que você deve viver em uma montanha-russa de emoções. Pelo contrário, é importante adotar ações para evitar os riscos, como investir parte do patrimônio em opções mais seguras e estar atento quanto ao andamento do mercado.

Multiplique seus rendimentos

Apenas guardar dinheiro não adianta muita coisa. Para fazer com que o patrimônio cresça, é necessário procurar investimentos que se enquadrem no seu perfil. Ou, como relata o próprio livro “Ponha cada moeda para trabalhar de modo que possa reproduzir-se como algodão nos campos e trazer-lhe lucro, um rio de riqueza fluindo constantemente para dentro das suas bolsas”.

Controle seus gastos

Por fim, é importante controlar os gastos, tanto para que sobre dinheiro para investir, quanto para aumentar a quantidade de capital a ser investida. Dessa maneira, aumentam-se também os rendimentos.

Publicidade

Sendo assim, “O Homem mais rico da Babilônia” é uma importante obra para quem deseja investir e aumentar seus conhecimentos sobre o assunto. Apresenta diversas lições importantes. Leia e aprenda mais!

Gostou do que leu? Então conheça dicas para eliminar gastos ocultos do seu dia a dia!

1 comentário
  1. Luiza Sales BULHOES Diz

    Eu quero esse cartão logo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.