O que é extrato bancário? Como entender?

Acompanhar o saldo e as movimentações bancárias através do extrato bancário é primordial

Anúncios

O extrato bancário é uma da ferramentas mais importante de controle financeiro, principalmente para quem tem cartão de crédito ou quase não saca dinheiro para fazer pagamentos. Ficar de olho nele oportuniza a criação de médias de gastos e sabe onde podemos ir com nosso dinheiro.

Entender não é fácil, porque muitas informações variam de banco para banco. Pesquisar acaba sendo necessário quando não concordamos com certas cobranças feitas pelo banco, principalmente se não utilizamos determinados serviços na conta.

Hoje vamos explicar o que é o extrato bancário, porque é importante estar sempre atento para entender o que está destacado na conta, seja corrente ou poupança. Nem sempre, quando o banco desconta algo do saldo é justo ou correto. Não pague pelo que não usa. Vamos as dicas!

O que é o extrato bancário?

Até hoje, alguns bancos tradicionais ainda cobram pelo cliente querer saber do que ele gasta através do saldo bancário. Muita gente, principalmente os mais antigos, até deixar de saber detalhes da própria conta para não pagar a tarifa, o que é muito perigoso.

Além disso, consultar apenas pela tela do caixa eletrônico pode não prender totalmente a atenção, impedindo também as anotações. No extrato bancário, tudo o que for descontado ou enviado para a conta deve aparecer e se isso não acontecer, é bom ir atrás do banco responsável.

Como entender o seu extrato bancário?

Entender o extrato bancário, na maioria da vezes, é fácil. Lá encontramos o valor dos saques, onde foi gasto, o que foi depositado, o desconto de tarifas, a realização de transferências, os empréstimos, enfim, as informações completas da conta bancária.

Não entender qualquer uma dessas informações exige pesquisa e conversas com seu banco, principalmente se as informações estão resumidas ou até mesmo abreviadas. Para evitar isso, preparamos algumas dicas a mais para você começar a entender seu extrato bancário.

Imprima ou tenha no celular seu extrato bancário

A partir desse momento, é hora de prestar muita atenção, para que se torne um hábito. Destaque ou tire prints das partes que considera mais importante, sejam descontos, ou lucros que você pensa em repetir ou cortar. Essas informações devem ser repassadas para uma planilha, e aí sim começar o planejamento financeiro.

Análise de cada informação

Anote, se for possível, aquilo que você não entendeu ou tem dúvidas e pesquise primeiro no Google, por exemplo. Feito isso e ainda nada de ter ficado claro, é hora de falar com o banco para entender porque certos descontos aparecem no saldo bancário, por exemplo. Tenha ciência do que não está claro, como as informações que foram abreviadas.

Pesquise o que normalmente vai acontecer

Entender o extrato do banco, ou tudo o que a instituição financeira pode fazer com a conta evita muita dor de cabeça. Isso porque quando acontecer alguma transação estranha, já sabemos exatamente como resolver. Não é perda de tempo ler sobre os procedimentos bancários e o que pode ou não ser cobrado da gente.

Qual a importância do extrato bancário?

Pode parecer absurdo, mas muitas pessoas nem consultam o extrato do banco com frequência. Normalmente essas mesmas pessoas costumam deixar tudo no débito automático e não se importam muito com o que acontece. Veja a seguir, se não o seu caso, os motivos para ter sempre o controle do saldo bancário.

Economia

Muita gente sonha em economizar dinheiro, mas não sabe nem quanto gasta ou ganha para começar o exercício. O extrato do banco será a primeira ferramenta para poupar dinheiro, principalmente se é onde suas fontes de renda aparecem. Calcule o que pode ser cortado através do extrato.

Planejamento

Nem todo mundo tem muito dinheiro para realizar grandes sonhos, então, começam a concretizar vontades através do planejamento financeiro. O extrato bancário será a fonte de informações para mudanças na sua vida ou da família, já que todas as possibilidades estão destacadas através dele. Decida o que poupar e quanto pode gastar a mais com determinado objetivo com o planejamento detalhado.

Decisões fáceis

Quando temos na ponta do lápis e na mente o que podemos fazer com nosso dinheiro, a dúvida ao tomar certas decisões é reduzida a zero. Será que posso comprar aquele lanche, ou investir em um imóvel? Tanto as pequenas ou a grandes decisões serão facilitadas tendo o extrato do banco como guia e fonte de conhecimento financeiro. Tente por alguns meses e sinta a diferença.

Provas para contestação

Sabendo exatamente o que vai acontecer na conta bancária através do extrato do banco, fica fácil contestar certos descontos, já que além de ter tudo controlado você entende o que diz no extrato. Tenha em mente que sempre os bancos tentarão nos cobrar algo, principalmente as maiores instituições financeiras e mais antigas. Fique de olho.

O que é mais fiel: saldo x extrato bancário

Na questão de informações, é claro que o extrato é mais completo. O saldo bancário mostra informações resumidas e é a opção de muita gente que não quer pagar pela impressão do extrato do banco. É uma informação rápida e também fiel,mas não completa do que está entrando e saindo da conta.

Se puder optar, observe sempre o extrato, que costuma ter mais detalhes da conta bancária. O saldo é para consultas rápidas, para saber mesmo que tem disponível naquele momento.

Conclusão

Não é atoa que a solicitação do extrato bancário existe. Ela precisa ser utilizada com sabedoria para não ter surpresas durante as transações que você faz no banco. Não ignore essas informações principalmente se busca um controle financeiro, ou estabeleceu metas importantes para seu dinheiro.

Tente mensalmente ter em mãos e escolha um banco digital, que não te cobrará muitas taxas por apenas fornecer a informação clara e precisa dos gastos. Nem sempre ter conta em um grande banco é garantia de cobranças justas o tempo todo. Tanto que as fintechs reduzem o máximo as tarifas para ter mais clientes. Utilize isso, caso esteja procurando por algo que seja mais claro e eficaz para seu caso.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…