Pagseguro: confira como funciona e suas taxas

Popular e preferida por muitos micro e pequenos empresários brasileiros, o PagSeguro é um sistema de pagamento de compras on-line por meio da Internet ou fisicamente, utilizando uma maquininha para pagar taxas. Portanto, eficiente para o uso em lojas ou mesmo em comércio eletrônico. O pioneirismo do grupo UOL, ao qual pertence, faz dele o líder neste seguimento no Brasil.

A vinculação ao PagSeguro e o seu funcionamento é bastante simples, ideal para empreendedores que buscam segurança e descomplicação na hora das vendas. Além disso, as suas taxas estão de acordo com o mercado, oferecendo planos de vantagens de acordo com as características da empresa.

Vantagens para cada cliente

 

Pagseguro-confira-como-funciona-e-suas-taxas
Pagseguro-confira-como-funciona-e-suas-taxas

 

O PagSeguro foi desenvolvido para atender a cinco tipo de clientes: as Lojas físicas , que oferecem diversas opções de pagamento nas suas vendas; os profissionais Autônomos , que atuam por meio de vendas por e-mail, blog e mídias sociais; o E-commerce , que são as lojas virtuais em que é necessário um método de pagamento on-line; as Assinaturas , que se adéquam a escolas e cursos, bem como pagamentos recorrentes; e o Marketplace , que é split de pagamentos sem complicação.

Publicidade

O interessante do uso do PagSeguro é a sua personalização, pois assim pode atender a todos os tipo de empresas, em seus formatos e necessidades. Tudo isso é perceptível nos diferentes tipos de maquininhas e leitores, nas opções de Checkout, nos modelos de pagamentos recorrentes e na criação de botões de pagamentos para blogs e mídias sociais.

Quanto às máquinas de cartão de crédito e débito presentes nos Ponto de Venda – PDV, o PagSeguro desenvolveu as Moderninhas , que se adéquam ao porte da empresa. A ModerninhaPro é o modelo mais completo, muito parecido com cara das máquinas tradicionais. Já a Moderninha WiFi tem menos funcionalidades, porém mais barata. Por fim, o Leitor MINI aceita todos os cartões e é bem acessível. Todas sem aluguel.

Publicidade

Como funciona o PagSeguro

O PagSeguro funciona como um intermediador de pagamentos usados pelos compradores, que pode ser boletos, cartões de crédito e débito e outros. Desta forma, ele funciona verificando, aprovando e transferindo os valores até a empresa correspondente. Todo um procedimento dotado de segurança por meio do pagamento de taxas.

Portanto, tudo começa com o cadastro na plataforma do PagSeguro , com a criação de uma conta. O primeiro passo está em acessar a página inicial do PagSeguro e clicar no botão chamado “Crie sua Conta”. Depois disso, será necessário sinalizar se é um vendedor ou um comprador.

O passo seguinte é a criação da conta em si por meio do preenchimento do formulário disponibilizado para o cadastro no PagSeguro. Importante sempre ler com atenção e detalhismo todo o termo de contrato e optar por aceitar. Com tudo acertado, a confirmação é enviada para o e-mail cadastrado, sendo necessário confirmar esse e-mail para então finalizar a criação de uma conta no PagSeguro.

Taxas e tarifas

Como já comentado, o PagSeguro cobra taxas para a realização da intermediação dos pagamentos. Em vista disso, é preciso conhecer quais são elas, bem como as tarifas que podem ser cobradas. O importante está em destacar que elas são ajustáveis por diversos fatores.

Funciona que cada modalidade de venda conta com um tipo de taxa de acordo com o plano de recebimento escolhido. Além de ser de acordo com o prazo em que o valor da venda fica disponível para a retirada. Como forma de melhor atender, o PagSeguro trabalha com duas forma de taxações.

Taxas de intermediação

A primeira diz sobre a taxa de intermediação , que é aplicada para todos os casos, independentemente do tipo de venda realizada. Trata-se de uma cobrança pelo serviço de intermediar e gerir o pagamento durante a sua transação. Cabe destacar que pode ser por meio do uso da máquina ou então por motivo da venda on-line.

Os valores dessa taxa de cobrança têm uma apresentação muito simples de compreensão, uma fórmula de fácil entendimento. A razão é a seguinte: quanto menor for o prazo para que o dinheiro seja liberado na conta da empresa, maior será a tarifa cobrada. Contudo, devem estar computados o tempo em que o PagSeguro recebe do comprador e o tempo em que é repassado para o vendedor.

Taxa de parcelamento

A outra taxa diz respeito ao parcelamento , que, por conseguinte, nos leva a concluir que ela só existe para vendas realizadas por meio de cartão de crédito. Se o vendedor abre a opção de parcelamento e o comprador opta por ela, a taxa é cobrada. Uma informação importante sobre ela é que o vendedor pode escolher pagá-la ou repassar para o comprador.

O destaque é que o dinheiro é repassado para a conta do vendedor de maneira integral, e logo. No entanto, para que isso aconteça, há um custo de financiamento que depende de acordo com o tempo que a pessoa que comprou leva para pagar, o quanto parcelou. Portanto, pode-se concluir que quanto maior for o número de parcelas, também maior será a tarifa a ser paga.

Os valores das taxas podem ser visualizados por meio do acesso à respectiva conta do PagSeguro. Além disso, há sempre a possibilidade de alterar o plano de tarifas sempre que desejar. Uma dica também é ficar de olho para as promoções que apresentam tarifas e taxas com descontos.

Simulador de Vendas

Antes de escolher o plano de tarifas, o PagSeguro disponibiliza um simulador de vendas . O seu objetivo é ajudar o vendedor a projetar o quanto de tarifa será cobrado e qual o valor final a ser recebido. Assim, ele pode definir o valor que achar adequado ao produto comercializado, melhorando a negociação das vendas.

No simulador, o vendedor preenche as informações de acordo com o solicitado. A começar pelo campo em que digita o valor da venda. Após essa etapa, é apresentada uma tabela que compreende todas as opções de parcelas, informando quanto o comprador pagará em cada parcela e o quanto o vendedor irá receber.

Todos os detalhes estão lá. Desde o valor final para o comprador, qual será a taxa de intermediação, a taxa de parcelamento e a taxa fixa por transação (se for o caso) e o valor final que o vendedor receberá em sua conta. Tudo isso é muito importante para uma cobrança justa pelos produtos e serviços disponibilizados para o comprador.

Aproveite as vantagens de ter o sistema de pagamento do PagSeguro, além de conhecer os seus cartões de crédito. Saiba mais no nosso blog ou entre em contato.