Está falhando no planejamento financeiro? O cartão de crédito pode te ajudar!

Quantas vezes já ouvimos as pessoas dizerem: “cancelei todos os meus cartões de crédito, não tenho controle” ou “cuidado com o cartão de crédito, ele pode acabar com meu planejamento financeiro”?? Pois é. É o que a maioria das pessoas pensam sobre o cartão de crédito, já que nunca souberam usá-lo e generalizam.

O cartão de crédito oferece chances únicas para o usuário. A mais importante é a que mais atrai, os parcelamentos. Não é maravilhoso poder se programar para um tempo depois e comprar tudo o que precisa? É a incrível invenção de utilizar algo que você ainda nem pagou. É uma relação de confiança, ou uma espécie dela, que atrai muita gente.

Sem falar na possibilidade de sempre poder aumentar o limite de crédito. Quanto mais bom pagador,mais o  planejamento  financeiro e usuário do seu cartão de crédito, mais vantagens você terá, principalmente a chance frequente de ter ainda mais para gastar. Para muita gente, isso é o terror, mas para quem é organizado, é muito interessante.

Com um cartão de crédito, temos infinitas possibilidades. Seja físico, online, só ele abre diversas portas. Principalmente quando precisamos daquele serviço importante, que só é feito com a garantia de um cartão de crédito. Um exemplo é o aluguel de carros. Quase nenhuma locadora aceita outro tipo de caução a não ser o cartão de crédito.

Pode parecer absurdo, mas traremos algumas dicas para você olhar o seu cartão de crédito de uma forma diferente, assim como, usá-lo para a saúde das suas finanças, claro, para o lado bom. Preste atenção nas dicas e veja como o cartão de crédito pode ser a chave que faltava para abrir seus horizontes. Vamos lá!

Publicidade

 

Defina despesas a serem gastas no planejamento financeiro

 

Publicidade
Defina despesas a serem gastas no planejamento financeiro
Defina despesas a serem gastas no planejamento financeiro

 

Todos os meses, podemos definir algumas despesas para serem colocadas no cartão de crédito, para assim seu planejamento financeiro  não se comprometer. Imagine que você todos os meses faz compras no supermercado, uma compra grande. Essa é uma ótima despesa a ser gasta com o cartão, não parcelada. Isso porque tudo ficará guardado no extrato e você pode se programar para um mês que não tenha recebido seu salário, por exemplo.

Com o cartão de crédito, além de não ficar na mão, você ainda fará uma boa movimentação e saberá exatamente qual está sendo seu orçamento direcionada para alimentação da família. Assim, pode colocar tudo na ponta do lápis.

 

Parcele só o necessário para o planejamento financeiro

Não é vantajoso acumular diversas parcelas no cartão de crédito, ainda que essa funcionalidade primordial facilita muito nossa vida. Para economizar, pague com o cartão de crédito, por exemplo, bens duráveis, coisas que você irá utilizar muito e que se pagas á vista não te trariam benefícios.

Digamos que você precise de uma cozinha planejada. Pagar no cartão de crédito é um ótimo negócio, porque se a gente perceber a falta que a cozinha faz e os gastos muito longos que temos pela falta delas (quebra de objetos, armazenamento incorreto de alimentos, etc) sairá muito mais vantajoso comprar no cartão.

Neste caso, você economiza tudo o que viria de gastos sem a compra da cozinha. Então, você vai guardar dinheiro e utilizar seus cartão de crédito de forma consciente.

 

Pontos e milhas

Essa é uma das maneiras mais incríveis de economizar financeiramente, principalmente para quem ama viajar e não quer abrir mão. Quando você se associa em um programa de pontos e eles se tornam milhas, a mágica começa. Isso porque tudo o que você um dia gastou com passagens aéreas, começa a desaparecer.

Pense em um programa confiável, como o Smiles, ou associado a alguma bandeira como Visa ou Mastercard. Com determinado número de pontos, você pode retirar objetos, ou transformá-los em milhas. Quanto mais usar o cartão, mais pontos e mais milhas. Assim, a economia acontece para os viajantes.

Experientes em turismo nem lembram o que é pagar passagens de avião com o próprio dinheiro, só de resgatar benefícios que vão construindo aos longos dos anos. É uma prática simples e muito popular em todo mundo, que vai tirar um grande peso financeiro das suas contas.

 

Separe o que é crédito e o que é débito

Não é porque você tem cartão de crédito que tudo vai passar no seu limite. Cartão de crédito não é uma renda, sim um complemento, que precisa caber no seu orçamento e fazê-lo expandir, se possível. Então, todos os dias, antes de comprar ou pagar algo, carregue um pensamento universal: será que vale a pena?

Se fazer essa pergunta, em muitas situações, é crucial, principalmente ao tomar decisões financeiras. Quando estiver diante de uma compra, se faça essa pergunta: consigo pagar no débito? Então, esqueça o crédito. Entenda que mesmo tendo um cartão de crédito, é sempre tempo de avaliar como fazer cada gasto.

 

No fim das contas, anote tudo!

Uma das dicas mais preciosas, seja com cartão de crédito ou com o planejamento financeiro em geral, é ter tudo anotado. Desde os gastos que você considera irrelevante, até os mais importantes. Compre uma agenda do ano, por exemplo, 2020 e coloque nas linhas cada centavinho que foi gasto no cartão de crédito e fora dele. Não esqueça nada! Até aquela bala comprada no mercadinho..

Não tem erro! No fim das contas, você conseguirá ver para onde está indo seu dinheiro e se suas ferramentas financeiras estão te trazendo para o buraco ou te ajudando. Junte sempre todas as faturas, corte ou acrescente e tenha um belo controle financeiro. A ajuda do cartão de crédito na nossa vida é primordial e ele pode ser parceiro desses cálculos, desde que esteja sendo pago mensalmente e trazendo benefícios.

Deixe um comentário