Por que sempre pedir Nota Fiscal?

Hoje você saberá a importância e benefícios de solicitar o documento

Primeiramente, a Nota Fiscal Eletrônica é um documento emitido por empresas, lojas e prestadores de serviço que comprova a transação, e geralmente, descreve os produtos comprados ou serviços contratados. Para ser válida, é preciso que a emissão conte com detalhes de quem emitiu e exatamente o que fazer caso o consumidor tenha algum problema.

Outro conceito importante é o de documento fiscal, que serve como registro da transferência de propriedade ou sobre um bem relacionado a atividade comercial. Portanto, a Nota Fiscal, normalmente emitida de forma digital e entregue ao cliente, é um documento essencial por diversos motivos.

O que pouca gente sabe, é que o documento pode trazer de volta valores e prêmios em diversos estados que oferecem a Nota Fiscal Premiada, por exemplo. Então, para você não esquecer de exigir sua nota, acompanhe esse texto e descubra os benefícios de emitir e pedir sua nota fiscal.

 

Como o empresário pode oferecer o documento?

Normalmente, aqueles que não querem fornecer a nota fiscal a mão, precisam contratar serviços de tecnologia que forneçam um software para este fim. Essa tecnologia irá proporcionar não só esse benefício, mas irá armazenar todas as informações necessárias para o andamento do negócio.

Isso significa que é importante contratar uma empresa da área que ofereça serviços de controle de estoque e gestão, além do cadastro de produtos e informações que fazem sentido, principalmente se haver uma grande rotatividade de clientes.  Além disso, a emissão de nota fiscal traz segurança para o cliente e para o empresário.

Destaca-se que há alguns sites na internet que emitem nota fiscal, mas nada é tão seguro quanto ter seu próprio sistema para realizar esse serviço tão delicado. Se em alguma urgência precisar desses portais, tudo bem, mas não fique sem emitir com segurança a NF para cada cliente.

 

Benefícios da Nota Fiscal

Agora que você tem os detalhes sobre esse documento, é hora de saber os principais motivos para pegar a nota fiscal de cada transação que você faz, seja no comércio ou em qualquer serviço contratado. Sabendo desses benefícios, você estará sempre seguro(a) em caso de devolução de produtos ou se precisar de alguma comprovação do que comprou, por exemplo. Acompanhe.

 

Troca de produtos

É somente com a nota fiscal ser possível exigir seus direitos em caso de produtos que não deram certo. A maioria das lojas do país só aceitam devoluções e trocas com a apresentação do documento se acaso não tenham um cadastro atualizado de clientes. Portanto, trate o documento como prioridade em cada compra.

 

Cumprimento de direitos

Quando há um problema grave, cada consumidor é orientado a procurar o Procon, principalmente se sentir lesado. Um exemplo recente é quanto aos aumentos dos preços dos combustíveis, em vários locais do país, sem autorização da Petrobras ou mudança no valor dos impostos.

Isso significou que alguns empresários agiram de má-fé para subir os preços, portanto, era recomendado levar ao Procon a NF de pagamento da gasolina, por exemplo, para que essas empresas fossem punidas com comprovação. Afinal, é no documento que constaria o preço do litro e os dados da empresa.

 

Prêmios

Muitos estados oferecem prêmios em dinheiro para os contribuintes que oferecem o CPF para nota fiscal. O mecanismo é muito fácil, quando um atendente ou prestador de serviço perguntar se há a vontade de falar o CPF, diga que sim e acumule notas em cada compra para concorrer a prêmios. Veja alguns estados que oferecem o benefício.

 

Nota fiscal Paulista

Uma das alternativas mais antigas para quem compra no estado de São Paulo, até mesmo em empresas que vendem pela internet, podem resgatar valores ao acumular notas fiscais a cada compra. É muito fácil participar e retirar o dinheiro, e muitas pessoas nem sabem que podem estar acumulando.

Acesse o site de mesmo nome com seu CPF, crie um cadastro e veja quantas notas fiscais já acumulou, principalmente para saber como sacar os valores. É possível também ser sorteado para prêmios em dinheiro.

 

Nota Paraná

Paranaenses e moradores do estado tem a oportunidade de ter um aplicativo para controlar cada nota fiscal onde informa o CPF. Na plataforma, o cliente confere cada compra que fez, quando os valores serão transformados em dinheiro e como fazer a retirada. Para os paranaenses, é possível converter em desconto para alguns boletos ou realizar saques.

Na mesma plataforma, há uma área chamada Pay, onde o contribuinte movimenta os valores e decide o que vai fazer. No mesmo local, você confere as datas dos sorteios, que são mensais e premiam normalmente até dez mil reais por CPF. Portanto, sempre que comprar, peça CPF na nota.

 

Ajuda humanitária

Em projetos municipais, é possível ajudar apenas doando a nota fiscal. Os documentos podem ser convertidos em doações, e em alguns mercados há um local para dispensar a nota e incentivar algum projeto social, como aqueles que cuidam de crianças em vulnerabilidade social ou situação de abandono.

 

Descontos em grandes redes

Não é de hoje que informar o CPF pode te trazer vantagens. Diversos supermercados do Brasil possuem seus clubes de vantagens, oferecendo descontos em produtos caso você compra com frequência e realiza o cadastro. Optando por informar o CPF, você garante descontos e ainda consegue diversas vantagens relacionadas somente com a nota fiscal, que deve ser exigida.

 

Mas, afinal, alguém pode negar a nota fiscal?

Poder, todos podem, mas é direito do consumidor garantir essa segurança. Portanto, sempre que fazer compras, sejam grandes ou pequenas, exija a comprovação para se prevenir de qualquer problema futuro. Se acaso perceber um comércio desatualizado, utilizando recibos manuais, por exemplo, evite este local. Opte por aqueles que tem tecnologia e podem oferecer segurança do início ao fim da transação.

Se haver impedimentos quanto a seus direitos, procure o Procon, órgão responsável por multar empresas e fiscalizar se alguma irregularidade for encontrada na compra. Você pode denunciar presencialmente na sua cidade, ou ligar no telefone 151, que vale para todo Brasil.

 

CAIXA TEM - INFORMAÇÕES: