Portal de Economia e Finanças

Previdência: tudo o que você precisa saber sobre a aposentadoria

0

Atualmente, a Previdência é responsável pelo benefício da aposentadoria de milhares de brasileiros no país, assegurando-lhes o direito de receber após o tempo produtivo de trabalho.

Publicidade

Esse modelo de benefício obriga a todos os cidadãos a contribuírem de forma legal, enquanto trabalham no regime CLT, MEI ou pessoa jurídica de contribuírem obrigatoriamente.

Publicidade

É um financiamento coberto por toda a sociedade brasileira no geral, visando a manutenção e o pagamento do benefício aos aposentados.

Portanto, confira como funciona a nova lei de aposentadoria e qual é o período que você deve contribuir para se aposentar!

Aposentadoria por invalidez

Primeiramente, esse tipo de aposentadoria é concedido a trabalhadores que sofreram algum tipo de acidente ou foram diagnosticados com alguma doença grave que os impossibilitam de trabalhar.

Para conseguir esse benefício é necessário contribuir para a previdência por pelo menos 12 meses.

Além disso, o beneficiário precisa passar por uma perícia médica que comprove realmente a sua situação crítica.

Publicidade

Caso o trabalhador se recupere, não será mais necessário receber o benefício da aposentadoria por invalidez.

Aposentadoria por idade

Qualquer trabalhador que possua 65 anos (homem) e 60 anos (mulher) e que tenha contribuído por 180 meses para a previdência, possui o direito à aposentadoria por idade. 

Porém, existe uma exceção para essa regra, caso o contribuinte seja produtor rural, pessoa física e não possua empregados, é possível solicitar a entrada da aposentadoria com 5 anos a menos do que o requerido.

Sendo assim, se você está dentro dos requisitos citados acima, basta seguir até o local da Previdência Social da sua cidade.

Por tempo de contribuição

Esse modelo do benefício é concedido aos trabalhadores que completaram 30 anos de contribuição se for mulher e 35 anos se for homem.

Porém, esse período precisa ser contínuo e sem interrupções.

Para dar entrada nos papéis da aposentadoria o procedimento é o mesmo citado anteriormente.

Aposentadoria especial

Por fim, existe o benefício da aposentadoria especial, que concede ao trabalhador que contribui no mínimo 180 vezes e esteve exposto a produtos químicos e qualquer tipo de agente nocivo.

Para a concessão do benefício é necessário ter trabalhado 15, 20 ou 25 anos nessas condições e se informar sobre mais detalhes na Previdência Social mais próxima.

Além disso, é necessário comprovar de forma documental toda a exposição à saúde durante a jornada de trabalho.

Quais são os 3 sistemas de regime da Previdência?

  • Regime Geral da Previdência Social – “RGPS” esse regime atende a todos os trabalhadores que contribuíram de forma integral durante 180 meses.
  • Regime Próprio de Previdência Social – “RPPS” esse regime atende a todos os funcionários públicos do país.
  • Regime de Previdência Complementar – esse regime auxilia na complementação de renda daqueles que contribuíram facultativamente ao sistema de aposentadoria.

Portanto, esses são os principais regimes da previdência social no sistema para se aposentar.

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.