Portal de Economia e Finanças

11 estados brasileiros vão aceitar o pagamento da conta de luz com PIX

0

Os moradores de 11 estados brasileiros agora terão a opção de realizar o pagamento da conta de luz com PIX. Essa é uma possibilidade para todos os clientes do grupo Energisa e foi projetada juntamente com o Banco do Brasil.

Publicidade

O processo de pagamento é bem simples e pode ser feito rapidamente. O QR Code será incluído em todas as contas físicas, o cliente só precisa abrir o aplicativo do banco, direcionar a câmera para o código e realizar o pagamento.

Publicidade

Neste artigo iremos fornecer todas as informações sobre o pagamento da conta de luz com PIX em diferentes estados brasileiros. Saiba um pouco mais sobre esse novo método de pagamento e muito mais.

O que é o PIX

O PIX é um sistema de pagamentos que funciona de forma instantânea e foi lançado no mês de novembro. Utilizando o PIX as empresas e pessoas podem receber ou realizar pagamentos em menos de 10 segundos, utilizando somente o seu aplicativo do banco.

O PIX foi criado pelo Banco Central mas está disponível para qualquer instituição financeira, como fintechs, bancos e outros meios de pagamento.

O seu funcionamento é bem simples e qualquer pessoa pode utilizá-lo, basta fazer o cadastro da sua chave PIX, que pode ser o seu CPF ou até mesmo uma chave aleatória. 

Lembrando que o PIX funciona todos os dias, inclusive feriados e fins de semana, permitindo que os pagamentos sejam feitos 24 horas por dia.

Publicidade

Pagamento de conta de luz com PIX

Inicialmente este serviço será disponibilizado somente para os clientes que forem selecionados. De acordo com as informações disponibilizadas, nos próximos 90 dias essa nova modalidade de pagamento de conta de luz com PIX terá uma abrangência de até 8 milhões de clientes.

Essa modalidade de pagamento de conta de luz com PIX vai estar disponível nos seguintes estados: Mato Grosso, Acre, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Rondônia, Tocantins e Sergipe.

Essa nova possibilidade de pagamento foi projetada pelo Banco do Brasil, porém os clientes de qualquer banco podem utilizar esta ferramenta. 

PIX e WhatsApp

Desde novembro, quando o PIX foi lançado, todos os clientes do Banco do Brasil podem utilizar o WhatsApp para fazer o registro das suas chaves PIX e realizar todos os recebimentos e pagamentos pelo sistema.

Para fazer os pagamentos, basta que o correntista encaminhe uma foto do QR Code para o WhatsApp que o funcionário virtual faz a leitura desta imagem e finaliza a transação.

Já no mês de dezembro, a Receita Federal e o Banco do Brasil iniciaram os pagamentos de tributos federais através do PIX. Sendo assim, o governo começou a inserir o QR Code em diversas novas formas de arrecadação das receitas. 

Neste ano de 2021, a novidade deve se estender cada vez mais para os pagamentos do Simples Nacional, um regime único para as pequenas e micro empresas.

Esperamos ter ajudado com as nossas dicas sobre o novo meio de pagamento e a possibilidade de pagar a conta de luz com PIX. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.