Quanto tempo demora para subir um score baixo?

Não é uma sensação boa checar a sua pontuação de crédito em plataformas como o Serasa e encontrar um score baixo. Afinal, essa nota classifica você como comprador e faz toda a diferença na hora de obter um empréstimo ou um financiamento.

Naturalmente você faz o que pode para mudar isto, mas fica sempre aquela dúvida de quando suas ações vão se refletir na melhora do seu score. Até porque nada desanima mais do que se esforçar para deixar as contas em dia e ainda assim não ver mudanças significativas na sua nota.

Mas não se preocupe, cada conta paga e dívida quitada é um passo para subir um score baixo. Para tranquilizar você, responderemos as principais dúvidas sobre o tempo de demora e o processo para aumentar o seu score.

Como o cálculo do score é feito?

O score de crédito é calculado baseado em todos os costumes financeiros de um indivíduo ao longo de anos. A nota vai de 0 até 1000, e usa tantos critérios positivos quanto negativos. Se alguém tem bens no seu nome e dados atualizados, paga contas em dia e honra com parcelas de compras e empréstimos, ele é considerado um bom pagador.

No entanto, se a pessoa deixa as contas passarem na validade, tem um longo histórico de dívidas não quitadas e dificuldades para pagar contas parcelas, isto é visto de forma negativa. Saber isso é fundamental para entender como fazer seu score baixo subir.

Se eu limpar meu nome, meu score sobe na hora?

Aqui a resposta direta é: não necessariamente. Não se engane, limpar o nome ainda é um passo essencial para aumentar score de crédito. Mas, uma vez que a fórmula leva várias características em consideração, não é apenas uma mudança que levará seu status lá em cima.

Afinal, de nada adianta você pagar uma dívida e no dia seguinte ter outra. Cada comportamento de bom pagador que você faça fará o seu score de crédito subir progressivamente. Só assim provará que cumpre com contratos e será mais confiável para instituições financeiras.

Quanto tempo leva para o score subir?

A questão do tempo exato para um score baixo subir nunca é tão simples. A pontuação é dinâmica, então vai mudando bem aos poucos, mas sempre constantemente. Cada dia com uma conta em aberto abaixará a nota e cada compra feita e paga na data a fará subir.

Em geral, quanto maior a movimentação positiva em seu nome, melhor, pois dará mais informação para influenciar no score. Para ter a pontuação que deseja pode levar desde 1 mês até mesmo 1 ano. Vai depender do seu histórico até então, seu score atual e suas compras daqui para frente.

Como aumentar o meu score mais rápido?

Não existe nenhuma fórmula mágica para fazer isto acontecer, mas existem algumas práticas que ajudam a passar mais confiança para as instituições financeiras. Limpar o nome, para começar, é o que permitirá que seu score comece a subir.

Além disso é interessante ter movimentação de crédito, contanto que fique dentro do limite do seu orçamento. Faça parcelas caso necessite, mas calcule-as bem para não gerar uma bola de neve no futuro. Tente usar até 30% do seu limite de crédito e evite solicitar crédito muitas vezes no mês.

O score de crédito também é um reflexo da sua saúde financeira. Se precisar limpar o nome, temos uma publicação com as paradas do caminhão da Serasa em 2020. E caso queira se organizar de vez sugerimos este texto para aprender a planejar as finanças pessoais.