Quem trabalhou em 2021 vai receber o abono salarial esse ano?

O abono salarial é um dos principais benefícios dos colaboradores, e aqueles que atendem à regulamentação podem recebê-lo todos os anos.

O abono salarial é um dos principais benefícios que o governo federal oferece aos trabalhadores brasileiros. O subsídio é pago anualmente para aqueles que são elegíveis para recebê-lo.

Também conhecido como PIS (Regime de Integração Social) ou Pasep (Regime de Formação de Ativos do Serviço Público), quem tem direito a esse benefício pode receber até um salário mínimo por ano.

Todos os anos, o governo publica um calendário especificando as datas para o pagamento dos benefícios, geralmente com base no mês de nascimento do trabalhador.

No entanto, o abono salarial deste ano confundiu muitos trabalhadores, afinal, como mencionado anteriormente, os benefícios são pagos anualmente, mas nós não os pagamos no ano passado.

ANÚNCIOS

O abono salarial não foi pago no ano passado por causa da pandemia e outros planos emergenciais para mover o valor para 2021.

Nesse sentido, muitos trabalhadores não sabem como serão remunerados aqueles que exerceram atividades remuneradas no último ano e estão em conformidade com as regras do programa.

Estou trabalhando em 2021, quando receberei minha mesada?

Os salários e gratificações a pagar no ano passado referem-se aos funcionários que exerceram atividades regulares em 2020.

ANÚNCIOS

No entanto, os benefícios para quem trabalha em 2020 finalmente estão sendo pagos este ano devido ao adiamento do cronograma tradicional.

Por isso, uma dúvida muito comum entre as pessoas que trabalharam no ano passado é quando terão direito ao abono salarial se puderem ser pagos no final do ano.

Podemos dizer, porém, que já que o governo federal não tem intenção de emitir uma nova rodada de subsídios este ano.

Inadvertidamente, não há espaço no orçamento para permitir que o governo emita uma nova rodada de pagamentos em 2022.

Dessa forma, quem trabalha em 2021 e atende às regras do programa só receberá os benefícios em 2023 em cronograma que o governo deve divulgar em janeiro.

Como saber se tenho direito a um abono salarial?

Para determinar se tem direito a um subsídio salarial, o trabalhador deve verificar se cumpre todos os seguintes requisitos:

  • Ter registro formal e carteira assinada; 
  • Inscrição no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos; 
  • Ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano base definido: por exemplo, se vai sacar em 2023, você precisa ter trabalhando pelo menos 30 dias em 2021; 
  • Ter recebido uma média mensal de até 2 salários mínimos em 2021; 
  • Ter seus dados compartilhados na RAIS/eSocial (Relação Anual de Informações Sociais), lembre-se que quem precisa informar estes dados é a empresa que você trabalha; 
  • Não ser trabalhador doméstico (este não tem vínculo com pessoa jurídica, e sim com pessoa física, por isso não tem direito ao abono salarial); 
  • Não ser jovem aprendiz; 

Na prática, o trabalhador pode baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital no seu celular e consultar se possui direito ao benefício.