Recebi uma Notificação Extrajudicial. E agora? O que fazer?

Saiba o que fazer se receber uma notificação extrajudicial

Anúncios

Receber uma notificação extrajudicial é algo muito preocupante para a maioria das pessoas, principalmente para quem recebe essa notificação e acaba se sentindo intimidado pelas informações expressas na notificação.

Em geral, as notificações extrajudiciais podem ser utilizadas como ferramenta em situações como exigir o pagamento de dívidas em aberto, exigir despejo de bens, alertar sobre as consequências de uma ação e assim por diante.

No entanto, embora possa parecer uma coisa muito assustadora para a maioria das pessoas, as notificações extrajudiciais são usadas para tentar resolver a questão de forma amigável sem intervenção judicial.

Além disso, grande parte das empresas e instituições financeiras optam pela notificação extrajudicial devido à sua economia, pois o custo da notificação extrajudicial é muito inferior ao do processo judicial, podendo a questão ser resolvida de forma mais prática e econômica. .

________________
________________

Recebi uma notificação extrajudicial, o que devo fazer agora?

Se você receber uma notificação extrajudicial, a primeira dica que podemos dar é não se desesperar.

Se você receber uma notificação extrajudicial sobre uma dívida, a primeira coisa a fazer é procurar um órgão de notificação para entender melhor a situação. Além disso, é importante que você peça informações sobre o que você cobra e sua propriedade da dívida.

Dessa forma, se as cobranças forem inválidas, você deverá coletar todos os comprovantes de pagamento e procurar a ajuda de um advogado ou Defensoria Pública.

Se você não tiver nenhuma prova de que pagou a dívida, um advogado pode entrar com ação para reverter o ônus da prova, e quem tem que provar a dívida é quem cobra.

Vale lembrar que, caso você tenha quitado a dívida que cobrou, não deixe de conferir quando o aviso foi enviado. Isso porque, as notificações podem ter sido enviadas enquanto você ainda tem uma conta pendente, e recebidas somente após o pagamento da dívida.

Se for esse o caso, entre em contato com a agência e confirme que o problema pendente foi resolvido para evitar qualquer inconveniente.

 

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo