Saiba consultar o saldo do Cartão do Cidadão; Passo a passo

Publicidade

Existem muitos auxílios do Governo Federal que as pessoas podem ficar confusas na hora de saber como sacar, muitos deles são feitos através do Cartão do Cidadão e as pessoas não sabem o que é e nem como funciona, pensando nos trabalhadores e suas dificuldades nós fizemos este texto para ajudar a entender as principais funcionalidades do cartão.

Cartão do Cidadão – O que é?

Cartão do Cidadão
Saiba como consultar o seu saldo no Cartão do Cidadão

O Cartão do Cidadão foi criado para que os trabalhadores e beneficiários dos programas de governo tivessem uma facilidade a mais na hora de retirar o seu dinheiro ou saber o que possui para receber pagamentos autorizados pela Caixa, podendo ainda ser utilizado em qualquer parte do país.

Publicidade

Quem possui direito ao Cartão do Cidadão?

As pessoas que possuem o direito de ter o Cartão do Cidadão são aquelas que possuem benefícios trabalhistas e/ou sociais disponíveis para saque, como por exemplo o FGTS, Abono Salarial, Seguro Desemprego e Bolsa Família, sendo especialmente criado para os trabalhadores que não possuem uma conta corrente na instituição financeira.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
       

Para que você possa garantir o seu acesso ao seu cartão sempre mantenha o seu endereço e número de telefone atualizados.

Publicidade

Caso você já possua alguma conta na Caixa, seja ela corrente ou poupança, poderá ter acesso aos seus benefícios diretamente por elas, não precisando ter um cartão específico para o recebimento desses auxílios do governo.

Publicidade
Then please attach the following html code to the place in the page where you want our player to be shown:

Para que você possa consultar o seu saldo e extrato de cada um dos benefícios é necessário utilizar o computador ou celular, mas não se preocupe que ensinaremos para você nesse texto qual a maneira certa de realizar tais procedimentos. 

Como emitir o Cartão do Cidadão:

Se você tem interesse e possui algum benefício para receber para emitir o cartão do cidadão é necessário apenas ligar para o seguinte número:0800 726 0207 e fazer a solicitação, caso você não queira fazer a solicitação via telefone, é possível fazer a solicitação através de uma agência da Caixa Econômica Federal, em qualquer lugar do país, sendo necessário levar seu documento de identificação.

Como faço para consultar o saldo do meu Cartão do Cidadão?

O primeiro passo que você deve fazer é entrar na plataforma da Caixa, clicando aqui e seguir os seguintes passos:

Você deverá ir até a aba onde diz ‘Cartão do Cidadão” e será solicitado o seu CPF ou PIS, depois de colocar os seus dados pessoais será necessário selecionar onde diz que não é um robô, fazendo o que for solicitado para comprovar.

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
       

Depois você terá que selecionar a opção “Cadastramento de Senha Internet” e clicar no botão aceito, confirme “Permissão para envio de  e-mail”, desse modo provando que não é um robô.

Então você deverá ir até sua caixa de e-mail cadastrado e abrir o e-mail que irá conter um link, caso não tenha nada na Caixa Principal, dê uma conferida na aba de Spam e Lixo Eletrônico, pois provavelmente estará lá.

Ao clicar no link disponível no e-mail, você será redirecionado para o site da Caixa e poderá criar a sua senha, em seguida deverá clicar em confirmar.

Você irá retornar para a página inicial, onde terá que informar o seu CPF ou Nis e a nova senha cadastrada.

Consultando o saldo:

Após conseguir entrar com os dados recém cadastrados, você poderá acessar seu extrato que estará localizado na aba superior e terá esse nome para ser clicado. Se o seu assunto é seguro desemprego, deverá clicar na aba que possui esse nome e pronto você já terá acesso ao seu saldo do Cartão do Cidadão e poderá realizar o saque nas agências da Caixa Econômica Federal ou agências lotéricas.

Existe a possibilidade de consultar o saldo pelo telefone?

Saiba que sim! Para que você consiga saber através do telefone é necessário ligar para o seguinte número:  0800-726-0207, sendo o horário de atendimento das 10h até às 18h.

Lembre-se que através do telefone não é possível saber qual é o valor de saque do Auxílio Emergencial, para verificar esse valor o trabalhador deverá entrar no aplicativo Caixa Tem ou pelo site da Caixa.

Como faço para sacar o FGTS sem ter o Cartão do Cidadão e sua senha?

Caso você tenha perdido o cartão ou não saiba onde está, não é necessário se preocupar, pois existe a possibilidade de retirar o seu dinheiro sem a utilização dele, então é necessário cumprir o seguinte procedimento:

Será necessário deslocar-se para uma agência da Caixa Econômica Federal ou lotérica portando um documento de identificação, então deverá fazer a solicitação do saque. No entanto fique atento que você terá limitações na hora do saque sem utilizar o cartão, por exemplo em lotéricas o valor máximo a ser sacado é 100 reais, já se você for até um banco poderá fazer o saque do valor integral.

Como eu faço para solicitar a segunda via do Cartão do Cidadão?

Não existe muita dificuldade na hora de solicitar a segunda via do cartão do Cidadão, para fazer isso é necessário apenas ter em mãos o seu CPF e o número do NIS, sendo necessário ligar para o seguinte número: 0800-726-0207.

Ao ser atendido é necessário falar que deseja a segunda via do cartão e ao concluir a solicitação levará entre 15 e 30 dias úteis para que você esteja com a segunda via em mãos.

Caso você não goste de fazer solicitações pelo telefone, saiba que existe a possibilidade de solicitar a segunda via através da Caixa Econômica Federal, para conseguir realizá-la será necessário levar sua carteira de identidade, carteira de trabalho e comprovante de residência atualizado. 

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você e tenha aprendido um pouco mais de como funciona o Cartão do Cidadão. Compartilhe com seus amigos para que eles também fiquem informados e não esqueça de deixar nos comentários a sua opinião, pois ela é muito importante para nós.

Deixe um comentário