Governo libera 5 opções de saque do FGTS e PIS/Pasep em 2020; Valores ultrapassam R$3 mil!

Em meio a crise do coronavírus, o Governo Federal teve que encontrar novas formas para que os trabalhadores conseguissem sobreviver, então os trabalhadores de todo o Brasil terão direito a fazer o saque de até 5 tipos de pagamentos, sendo 2 do FGTS e 3 referentes ao Pis, acumulando uma quantia que pode ultrapassar os 3 mil reais.

Anúncios

Referentes ao FGTS os valores são do saque aniversário e saque emergencial e referentes ao Pis as modalidades são: abonos salariais, para aqueles trabalhadores que exerceram suas atividades nos anos de 2018 e 2019, além de alguns outros repasses das cotas do extinto fundo Pis/Pasep.

Formas de saque do FGTS e PIS liberadas para os trabalhadores

Conheça todas as opções de saques disponibilizadas pelo Governo Federal em 2020

Saque aniversário FGTS:

Uma das modalidades de saque referente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é o saque aniversário, que pode ser feito de maneira anual, recebendo uma porcentagem do valor integral que possui na conta.

Anúncios

O calendário de pagamento do saque aniversário começou em abril deste ano e o repasse varia entre 5 e 50% do valor contido na conta, em alguns casos específicos, possuía um acréscimo que poderia chegar até 2900 reais.

A pessoa que tem direito ao saque, é aquela que optou por essa modalidade, pois o automático para receber o dinheiro é após a demissão sem justa causa, então caso tenha interesse em fazer o saque de maneira anual é necessário fazer a solicitação.

Abaixo você irá conferir o calendário atual do saque aniversário:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: saques de abril a junho de 2020;
  • Nascidos em março e abril: saques de maio a julho de 2020;
  • Nascidos em maio e junho: saques de junho a agosto de 2020;
  • Nascidos em julho: saques de julho a setembro de 2020;
  • Nascidos em agosto: saques de agosto a outubro de 2020;
  • Nascidos em setembro: saques de setembro a novembro de 2020;
  • Nascidos em outubro: saques de outubro a dezembro de 2020;
  • Nascidos em novembro: saques de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
  • Nascidos em dezembro: saques dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.

Através do site oficial do FGTS ou do aplicativo, que está disponível nas principais lojas de aplicativo, quem desejar pode fazer a simulação do saque aniversário.

Anúncios

Saque emergencial do FGTS:

Como dito anteriormente, o governo quer encontrar meios para abrandar a crise econômica que se instaura, ainda mais por conta do novo coronavírus, então foi liberado um saque emergencial do FGTS de até 1045 reais.

Para ter acesso a esse dinheiro a pessoa precisa apenas ter alguma conta no fundo, não importando se ela está ativa ou inativa. Aquelas pessoas que possuem mais de 1045 reais não poderão fazer o saque do valor integral, pois é permitido apenas um saque por pessoa, já aquelas que possuem menos que esse valor poderão fazer o saque do valor total disponível em suas contas.

O valor será depositado em poupanças digitais na Caixa Econômica Federal e os valores começaram a ser debitados no dia 15 de junho, em um momento inicial, podendo ser utilizado apenas através do aplicativo, sem a possibilidade de ocorrer transferências ou saques.

Abonos salariais Pis/Pasep- 2018 e 2019

As pessoas que trabalharam no ano de 2018 e/ou 2019 com a carteira assinada podem ter direito ao saque do Pis/Pasep. Para aquelas que trabalharam no ano de 2018 o prazo teve fim em maio, contudo para as pessoas que trabalharam no ano de 2019 o prazo irá abrir no mês de julho.

O valor a receber pode chegar até um salário mínimo (1045 reais), o que vai variar conforme o tempo que a pessoa esteve com a carteira assinada durante o referente ano. As pessoas que trabalharam durante os 12 meses terão direito a receber o valor total, já aquelas que trabalharam por um período menor, será de maneira proporcional ao tempo de serviço, sendo cada mês avaliado em 88 reais.

O trabalhador que trabalhou pelo menos a 30 dias durante o ano terá direito ao abono, além disso, o valor máximo de sua remuneração tem que ser dois salários mínimos e é necessário estar inscrito no Pis/Pasep há pelo menos 5 anos.

Aquelas pessoas que trabalharam para empresas privadas receberão através do Pis pela Caixa, enquanto aquelas que trabalharam para serviços públicos receberão através do fundo Pasep pelo Banco do Brasil.

Para saber mais sobre como receber o Pis, o trabalhador pode entrar em contato pelo aplicativo do Caixa Trabalhador ou pelo telefone 800 726 0207.

Aqueles trabalhadores que receberão através do Pasep, podem entrar em contato pelos seguintes telefones: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Cotas Pis/Pasep

Outra liberação do Governo Federal foi a liberação do saque do Fundo de Cotas Pis/Pasep, estando disponível os valores para aqueles trabalhadores que tiveram carteira assinada entre os anos de 1971 até 1988, que ainda não retiraram os seus recursos.

De acordo com um informe da Caixa Econômica Federal, cerca de 10,4 milhões de trabalhadores possuem o direito a esse saque.

Em relação aos valores, podem ser bem variados, de acordo com a quantidade de dinheiro que possui no Fundo de Cotas Pis/Pasep, podendo ser superiores a 3 mil reais.

Do mesmo modo que o abono, os servidores que trabalharam em empresas privadas poderão receber pela Caixa Econômica Federal e aqueles servidores que trabalharam em serviços públicos receberão os valores pelas agências do Banco do Brasil.

  • Em caso de falecimento do cotista, os seus dependentes podem solicitar o saque e receberem o valor que era de seu parente.

O saque poderá ser efetuado em casas lotéricas, representantes do Caixa Aqui, caixas eletrônicos fazendo a utilização do cartão cidadão e sua senha, caso o trabalhador não tenha o cartão, poderá solicitar o saque indo até o balcão de uma das agências da Caixa e fazendo a solicitação ao atendente.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles vejam se existe alguma possibilidade de receber algum dinheiro a mais para contribuir com a passagem desse momento complicado. Não deixe comentar, pois sua opinião é muito importante para nós.

Anúncios
Rolar para cima