Saiu nova previsão do salário mínimo para 2023

Atualmente, com um salário de 1.212, muitos brasileiros não conseguem completar uma cesta básica, o que significa que o dinheiro não é suficiente para uma família.

Anúncios

Para o próximo ano, já existe uma nova proposta do governo de aumentar o valor mínimo em 1.302 reais. Isso deixará novamente os trabalhadores sem ganho real, pois a inflação só será corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Economistas prevêem inflação de 7,41% em 2022.

O orçamento, que será apresentado ao Congresso em 31 de agosto, representa um acréscimo de 8 reais em relação ao valor final estimado em abril deste ano proposto na Lei de Orientação Orçamentária (PLDO).

Como é calculado o salário mínimo?

Para o cálculo do salário mínimo, devem ser consideradas as correções cambiais aplicadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e as projeções de inflação para 12 meses do ano.

O salário mínimo é reajustado anualmente de acordo com a inflação do país. Em 2022, o nadir é ajustado em 10,18% em relação ao nadir de 2021, já que a inflação também atingiu a mesma alta de 10,18%.

Na verdade, o reajuste salarial é apenas para manter o poder de compra dos brasileiros. Os trabalhadores não veem ganhos reais desde 2020.

Em 2019, os trabalhadores ainda têm ganhos reais, pois o salário mínimo é reajustado por uma fórmula baseada no PIB (produto interno bruto) e na inflação relativa ao INPC.

Quem tem o direito de reajustar os salários?

Aqueles que trabalham sob o regime da CLT (Lei Única do Trabalho) terão direito ao novo salário mínimo, exceto para empregos considerados insuficientes, ou seja, empregos com salários acima do dobro do valor do teto previdenciário, atualmente de 7.087,22 reais.

Muitos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são utilizados como base para o realinhamento de seus valores, o resultado nacional.

Em muitos casos, a legislação não permite que os benefícios sejam pagos em valores inferiores ao salário mínimo, ou mesmo a utilização de benefícios mínimos estaduais no cálculo da concessão do benefício.

Aposentados, pensionistas e trabalhadores humanitários, que atualmente ganham 1.212 reais, receberão 1.302 reais no valor recomendado pelo governo no próximo ano, quando o mínimo nacional será aumentado.

 

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…