Vale a pena colocar o cartão de crédito em débito automático?

Publicidade

Colocar o cartão de crédito em débito automático parece apenas trazer vantagens, não é? Afinal, você garante que nunca mais se esquecerá de fazer o pagamento. Assim, não precisa lidar com os juros. Porém, será que esta prática realmente vale a pena?

Enquanto esta certamente é uma maneira conveniente de pagar as contas e organizar a vida financeira, não é apenas cheia de vantagens. Portanto, este post vai ajudar a responder, de uma vez por todas, se vale a pena colocar o cartão de crédito em débito automático.

Publicidade

Maiores vantagens de colocar o cartão de crédito em débito automático

Conveniência é a maior vantagem, sem dúvida. Ou seja, é uma forma de economizar seu tempo. Afinal, você não precisa mais se preocupar com pagar o cartão.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
       

Outra grande vantagem é a questão da economia. O atraso no pagamento do cartão pode resultar em juros, que tendem a ser bem caros. Se você perceber o atraso rapidamente o impacto não é tão grande, mas se esquecer por um bom tempo, as consequências podem doer no bolso.

Publicidade

Alguns outros benefícios de colocar o cartão de crédito em débito automático

Além destes, existem outros impactos menores, mas que também são positivos. Por exemplo, se você se preocupa com a pontuação de crédito. Como você não perde nenhum pagamento, seu score se mantém.

Publicidade
Then please attach the following html code to the place in the page where you want our player to be shown:

Além disso, alguns bancos tendem a recompensar os clientes que colocam os pagamentos do cartão de crédito em débito automático.

Desvantagens de colocar o cartão de crédito em débito automático

Mas, nem tudo são flores. Uma informação importante é que o pagamento é “automático” e não imediato. Pode ser que leve algum tempo até que o mesmo seja confirmado.

Então, se você coloca o pagamento no dia em que seu cartão vence, está correndo um risco de atrasar um pouco. Como isso é automático, pode acabar pagando juros à toa a cada mês sem perceber.

Porém, o maior risco de colocar o cartão de crédito no automático é que ele é uma despesa variável. Ou seja, pode ter um valor muito alto a cada mês. É diferente do aluguel, por exemplo, que você sabe que é o mesmo.

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
       

Não ter o hábito de olhar o cartão para pagar pode fazer com que você perca um pouco o controle sobre ele. Ou seja, simplesmente paga e o dinheiro sai da sua conta automaticamente. Quando você percebe, gastou muito mais do que planejava.

Vale a pena colocar o cartão de crédito em débito automático?

Afinal de contas, vale a pena ou não colocar o cartão de crédito em débito automático?

Voltando à pergunta original, geralmente a resposta é não. Apesar das vantagens que este modelo traz, é muito fácil que você perca o controle, pois o pagamento varia bastante.

Além disso, você tende a nem olhar a fatura, podendo pagar por coisas que não comprou. O risco do descontrole financeiro é maior do que a conveniência.

Agora que você já sabe se vale a pena ou não colocar o cartão de crédito em débito automático, quer conhecer outras dicas de como usar esta ferramenta? Então, confira este artigo sobre como fazer compras com o cartão de crédito durante a pandemia.