Vale a pena fazer a antecipação do 13º salário do INSS? Confira!

Publicidade

O 13º salário é um alívio para os beneficiários do INSS. Afinal, fazemos muitos planos para quando recebermos esse dinheiro extra. No entanto, as instituições financeiras oferecem a possibilidade de antecipação do 13º salário do INSS.

Nesse artigo vamos mostrar quando vale a pena antecipar o 13º do INSS e em quais situações essa linha de crédito é mais vantajosa. Veja abaixo:

Antecipação do 13º salário do INSS

antecipação do 13º do inss
Saiba se vale a pena fazer a antecipação do INSS

Como funciona a antecipação do 13º salário do INSS

Assim como todo trabalhador formal tem direito ao recebimento do abono do 13º, os beneficiários do INSS também recebem esse abono todos os anos. São pessoas como aposentados, pensionistas, entre outros segurados da Previdência Social.

Publicidade

Tendo como referência o ano de 2019, os beneficiários do INSS receberam o 13º em duas parcelas (setembro e novembro). Contudo, ao longo do ano muitas coisas podem acontecer e emergências financeiras podem surgir.

Assim, a antecipação do 13º do INSS pode ser uma excelente opção para quem precisa de dinheiro rápido e sem burocracia. Essa modalidade de linhas de crédito se diferencia por ser uma das mais baratas do mercado, com juros que variam de 1,7% a 3% ao mês, dependendo de cada banco.

Isso acontece porque o 13º do INSS é um direito previsto em lei. Dessa forma, os bancos conseguem disponibilizar essa opção de crédito mais facilmente para os beneficiários, pois o risco de inadimplência é muito menor.

Em que situações vale a pena pedir a antecipação do 13º do INSS

O beneficiário do INSS deve levar em consideração alguns quesitos para pedir a antecipação do 13º salário . Primeiramente, é preciso organizar as finanças e verificar qual a real necessidade de fazer essa antecipação.

Posteriormente, é importante saber se a antecipação vai trazer dificuldades financeiras no futuro, tendo em vista que o 13º salário pode cobrir despesas de fim de ano e começo de ano.

Veja abaixo algumas situações onde fazer a antecipação do 13º salário do INSS vale a pena:

Publicidade

Quitar dívidas com juros mais altos

O cartão de crédito e o cheque especial são dívidas que acumulam muito juro caso haja atraso no pagamento. As taxas de juros nestas situações podem chegar a mais de 300% ao ano.

Dessa forma, a antecipação do 13º salário do INSS pode ser uma boa opção para quitar uma dívida que gere bastante juro e que possam causar um endividamento impagável em pouco tempo.

Impedir uma inadimplência

Em tempos de crise, muitas famílias acabam perdendo parte da sua renda familiar e deixando de pagar dívidas, gerando a famosa inadimplência. No entanto, a antecipação do 13º do INSS pode valer a pena para impedir a inadimplência de dívidas e consequentemente a inclusão do nome nos órgãos de proteção ao crédito.

Problemas de saúde

Outra situação que vale a pena fazer a antecipação do 13º INSS é para tratar problemas de saúde. Esses problemas muitas vezes chegam sem aviso algum e temos que encontrar soluções rápidas. Dessa forma, antecipar o 13º é uma boa saída pois não exige tanta burocracia como em empréstimos consignados, por exemplo.

Antecipar uma viagem, reformas, etc.

A antecipação do 13º do INSS também pode ser uma excelente opção para realização de sonhos. Se você deseja fazer uma viagem no meio do ano ou quer tirar do papel uma reforma na sua casa, por exemplo, a antecipação desse dinheiro pode te ajudar a conquistar isso mais rapidamente.

Contudo, vale destacar que a antecipação para fins não emergenciais precisa ser analisada com mais cautela, pois lá na frente você não terá mais o benefício para receber e outras emergências podem surgir.

Conclusão

Como vimos neste artigo, a antecipação do 13º do INSS pode valer muito a pena para diversos fins. Contudo, cabe ao leitor fazer um planejamento financeiro e verificar se o seu caso pode ser resolvido somente com a antecipação desse benefício.

Vale destacar também a importância de pesquisar as taxas de juros praticadas pelo banco que você recebe o benefício e de outras instituições financeiras a fim de comparar qual é a mais vantajosa.

Gostou desse conteúdo? Continue em nosso blog e tenha acesso a diversos conteúdos que irão te ajudar a ter uma boa organização financeira!