Saiba como renegociar a sua dívida sem diminuir o seu score de crédito

Publicidade

Algo que vem afetando muito a vida dos brasileiros é o medo do endividamento, então é muito importante que o seu score esteja bom. Tudo isso por causa do isolamento social que acometeu a sociedade, por conta dele muitos consumidores ficaram sem ter meios para sobreviver, pois foram demitidos ou quem sabe perderam sua principal fonte de renda.

Um dos aspectos mais preocupantes em relação a isso é a possibilidade de ficar com uma dívida enorme por conta do cartão de crédito, pois não é incomum quando ela vira uma bola de neve gigantesca. Então bate aquele desespero de baixar o score e perder qualquer oportunidade de empréstimo, mas saiba que estamos aqui para te mostrar maneiras de renegociar sua dívida do cartão sem comprometê-lo.

Como renegociar as dívidas do cartão sem comprometer o score

score
Aprenda muitas coisas sobre o score e como mantê-lo saudável!

Caso você já esteja no ponto de precisar renegociar a sua dívida, temos uma má notícia para ti, pois a partir do momento em que você precisa renegociar o seu score já foi afetado de alguma maneira, não importa se for através do SPC, Serasa, Boa Vista ou Quod.

Publicidade

Para que você possa melhorar o seu cadastro positivo e ter um aumento no seu score, é muito importante que vá atrás da renegociação das dívidas, pois isso fará a diferença ao ter novas parcelas criadas.

A partir do momento em que sua dívida foi renegociada, saiba que a empresa tem até 5 dias para tirar o seu nome do cadastro negativo e você só voltará a ele caso atrase novamente o pagamento das parcelas.

Quando você não atrasa as parcelas e as paga no valor integral, é muito importante pois isso indica para os órgãos de restrição de crédito que eles podem voltar a confiar em você, desse modo o seu score vai aumentando de maneira gradativa.

Essas dicas são válidas até mesmo para os gastos mais simples como conta de água e conta de luz, então procure sempre ter uma saúde financeira estável.

Saiba mais sobre o cadastro positivo 

O que é cadastro positivo?

Foi falado anteriormente sobre o cadastro positivo e talvez você nem saiba do que se trata, por isso nós vamos explicar o que é.

O cadastro positivo nada mais é que um histórico do seu comportamento em relação ao crédito, com ele será possível acessar todas as informações sobre como você realizar o pagamento de suas contas, sendo levado em consideração a pontualidade e a conduta para o pagamento de boletos.

Publicidade

Ele basicamente é o seu currículo financeiro e desde o pagamento correto na conta de luz já conta pontos ao seu favor.

Como fazer parte do cadastro positivo?

Embora você tenha ouvido falar dele recentemente, ele já existe desde o ano de 2011, contudo apenas recentemente, através de uma lei, que ele passou a ter uma adesão automática, pois desde sua criação poucas pessoas sabiam como funcionava e como se cadastrar.

Todos os seus dados financeiros são administrados pelos chamados birôs de crédito, um exemplo é o Serasa, através deles o comércio, bancos, lojas e quaisquer outras instituições financeiras podem ter acesso e saber se podem confiar e lhe ceder crédito.

Caso você não tenha interesse em participar do cadastro, saiba que é possível solicitar a retirada do seu nome dele, para isso é necessário apenas entrar em contato com os birôs de crédito.

O que muda ao ter o cadastro positivo?

Nos dias atuais, para decidir se um consumidor realmente merece ter acesso ao crédito é analisado apenas o score, sem ser analisado todo o seu histórico anterior, por exemplo, se você possuiu um bom histórico de pagador, contudo acabou ficando negativado recentemente, não importa, seu crédito provavelmente não vai ser aprovado.

Já ao ter o seu nome na cadastro positivo, é possível que seja realizada uma análise de todo o seu histórico de pagador, é basicamente como um filme de toda sua vida financeira, mostrando se você paga as contas em dia, se possui empréstimos quitados, se paga as faturas do seu cartão em dia, entre outros.

Quais são as vantagens?

Um dos maiores temores dos brasileiros é o cadastro negativo que já existe há um bom período de tempo, agora chegou a hora de beneficiar aquelas pessoas que sempre lutaram para ser um bom pagador e realizar tudo de maneira correta.

Por exemplo, caso você seja um profissional autônomo que sempre manteve todas as despesas em dia, ter um cadastro positivo é muito útil, pois mesmo que você não consiga comprovar a sua renda, possui todo um histórico ao seu favor na hora de solicitar crédito.

A principal expectativa que ronda o cadastro positivo é sobre a maior inclusão dos brasileiros no histórico de bom pagador, pois é estimado que mais de 22 milhões de brasileiros não tenham realizado o cadastro.

Para aquelas pessoas que já possuem crédito, existe a grande probabilidade das ofertas de empréstimo aumentarem, além de existir uma redução nas taxas de juro por conta da segurança que a empresa terá com base em todo o histórico de bom pagador.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é o fato de que mais pessoas tendo acesso ao crédito fará com que a concorrência aumente, dessa maneira ajudando a melhorar ainda mais os serviços prestados pelas instituições financeiras, além de diminuir a inadimplência e os juros sejam mais justos para todos

Caso você possua uma dívida muito grande e precise da ajuda de um empréstimo, saiba que existem empresas que disponibilizam empréstimo para negativados, para saber mais, basta clicar aqui.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também conheçam essa maneira e ainda saibam que existe o cadastro positivo que pode ajudar a vida de várias pessoas. Não deixe de dar sua opinião nos comentários, pois ela é muito importante para o nosso desenvolvimento.

Deixe um comentário