Veja agora como consultar PIS esquecido

Veja nesse artigo tudo o que precisa saber sobre como consultar PIS esquecido!

Anúncios

O PIS é um benefício que o Governo Federal disponibiliza aos brasileiros que trabalham com carteira assinada. Assim como o PASEP, que é destinado ao servidor público. Mas, algumas pessoas não fizeram o saque e agora ficam na dúvida de como consultar PIS esquecido.

Depois de consultar o valor esquecido é possível fazer o saque, mesmo que esteja fora do período. Nesse artigo trouxemos mais detalhes sobre como efetuar essa consulta. Por isso, continue sua leitura e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Veja também:

Coo solicitar PIS esquecido – Quem pode fazer o resgate?

Só podem receber o PIS esquecido, quem tinha direito de saque, mas por algum motivo não o fez. Em 2022, o Governo liberou para saque o PIS referente a 2019 e 2020 para quem não sacou o benefício no período.

Sendo assim, você que não fez o saque em 2019 e 2020, pode realizar este ano. Inclusive, vale citar que a Caixa Econômica Federal, também liberou para resgate, os valores esquecidos referentes ao período entre 1970 e 1988.

Quem tem direito a receber o PIS?

Somente podem receber o benefício do PIS, os trabalhadores que:

  • Estão cadastrados no PIS/PASEP ao menos 5 anos;
  • Pessoas que possuem todos os dados atualizados no e-Social;
  • Trabalhadores que atuaram em empregos formais por pelo menos 1 mês;
  • Trabalhadores que recebem até no máximo 2 salários mínimos vigentes.

Como consultar PIS esquecido

De modo geral existem várias formas de você ter acesso ao seu PIS esquecido. As mais comuns são pelo telefone ou aplicativo.

Como consultar pelo telefone

A consulta do PIS esquecido pelo telefone é bem simples. Basta efetuar uma ligação para o número 158 e fazer a sua consulta ao PIS.

Como consultar PIS esquecido pelo app da Carteira de Trabalho Digital

O app da Carteira de Trabalho Digital está disponível para Android e IOS, vá na sua loja de aplicativos e baixe ele. Dentro do app tem a opção de consultar o PIS. 

Como receber?

Depois de ter feito a consulta e descobrir o valor disponível, você vai precisar fazer contato com o Ministério do Trabalho ou com a Caixa Econômica Federal. Ou ainda, pode enviar um e-mail fazendo a solicitação, para o seguinte endereço:

Para fazer a solicitação do pagamento é necessário ter consigo, um documento com foto e um comprovante de endereço. Depois que fizer o contato informando o desejo de sacar o PIS esquecido, o órgão irá direciona-lo nos próximos passos.

Como descobrir o número do PIS?

Para descobrir o número do PIS, você pode olhar na sua carteira de trabalho física, ou então consultar no app da Carteira De Trabalho Digital, da seguinte forma:

  1. Primeiramente acesse o app da Carteira Digital de Trabalho e vá até o botão “Contratos”, então nessa aba vão ser exibidos todos os seus contratos de trabalho; 
  2. Em seguida, você deve selecionar a empresa que está trabalhando atualmente e clicar em um ícone ao lado representado pelo “+”;
  3. Então, quando finalizar o passo anterior, o número do seu PIS será exibido na tela.

Caso você queira fazer a consulta do número do PIS, mas só tem seu CPF, pode entrar no site meu INSS. E, então seguir os seguintes passos:

  1. Fazer login com CPF e senha do Gov.br;
  2. Procurar pela opção “Meu cadastro”, que fica localizada na parte superior esquerda;
  3. Depois disso vai aparecer uma página com todos seus dados cadastrais.

Portanto, agora que você já aprendeu como consultar PIS esquecido, verifique o quanto antes se tem valores a receber. E logo já entre em contato com os órgãos responsáveis para solicitar o resgate do valor esquecido.

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo