WhatsApp Pay: Saiba como utilizar o aplicativo para realizar pagamentos

O WhatsApp Pay é um recurso disponível no app desde maio de 2021. Esse recurso está ganhando popularidade entre seus usuários.

Anúncios

No Brasil, o WhatsApp Pay está associado a diversas instituições bancárias. É uma ferramenta do tipo Pix que proporciona facilidade e agilidade nas transações financeiras.

Neste artigo, você conhecerá as principais aplicações e vantagens de usar o WhatsApp Pay. Confira também as diferenças entre este sistema e o formato PIX, que é mais comum no Brasil.

No Brasil, o aplicativo de mensagens WhatsApp se tornou uma das principais formas de comunicação, e existe até uma versão voltada para empresas, o WhatsApp Business.

Como funciona o WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay é um recurso disponível para todos os usuários que possuem o sistema instalado em seus smartphones. A partir dos ícones adjacentes em cada caixa de diálogo, você pode atender compras, vendas e várias transações econômicas.

Este modo está disponível para usuários do sistema no Brasil e na Índia sem nenhum custo adicional. Os bancos podem cobrar eventuais taxas de acordo com as diretrizes de cada instituição financeira.

 

Quem pode utilizar o WhatsApp Pay

Veja a seguir os principais critérios para utilizar o WhatsApp Pay: 

  • Ter mais de 18 anos; 
  • Ser usuário de um banco que tenha a função débito e que seja emitido pelos bancos credenciados. 

Como utilizar o WhatsApp Pay 

Para utilizar o WhatsApp Pay pela primeira vez, você deve realizar o cadastro no aplicativo. Depois é preciso configurar o sistema para que seja apto a realizar movimentações financeiras em tempo real. Para isso, siga esses passos: 

  1. Abra uma conversa no WhatsApp ou entre nas configurações. Agora, clique na opção “Pagamento”;
  2. Insira o valor que deseja transferir e confirme esta opção;
  3. Nesse ponto, o aplicativo redirecionará para uma página do Facebook Pay com os termos de uso do recurso. Para continuar o serviço, confirme esta alternativa;
  4. Neste ponto, o usuário será solicitado a criar um PIN;
  5. Em seguida, preencha seus dados pessoais (nome completo e número do CPF);
  6. Agora, na etapa final, coloque seus cartões. Lembre-se das orientações e tipos de pagamento e bancos aceitos. Após verificar os dados, confirme o processo;
  7. prepare-se! O WhatsApp Pay permite que os usuários realizem transações bancárias. Ao fazer uma mudança, clique no ícone “$” na caixa de diálogo do WhatsApp e notifique o recurso que está prestes a ser enviado ou recebido. Não se esqueça de inserir o PIN que você estabeleceu ao configurar o sistema para confirmar a ação.

Lembre-se, você pode verificar o status de cada movimento na caixa de bate-papo. Também está no histórico de transações financeiras do aplicativo.

Para verificar se o pagamento foi bem-sucedido, o status é exibido como “Concluído”. Se a transação não foi concluída, outras informações de status também podem ser exibidas como “Expirado”, “Incompleto”, “Pendente”, “Processando” e “Solicitado”.

Limite de transações

Os próprios bancos podem definir limites para transações financeiras via WhatsApp.

Pelo WhatsApp, você pode transferir até R$ 1.000 por transação. Além disso, você pode fazer até 20 pagamentos por dia, enviando ou recebendo até R$ 5.000 por mês.

Este método ainda é raramente usado na China.

O Brasil é um dos países do WhatsApp mais usados ​​no mundo. Mesmo assim, as transações financeiras pelo aplicativo não pegaram aqui. Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), cerca de 80% dos usuários de redes sociais preferem usar o Pix ao invés do WhatsApp Pay.

Atualmente, cerca de 400 milhões de pessoas usam o Pix no Brasil. Isso representa aproximadamente 80% das pessoas no Brasil que realizam suas transações bancárias digitalmente.

Cerca de 20% dos usuários do WhatsApp Pay são homens e 14% são mulheres. Outro fato importante é que os jovens utilizam mais essa ferramenta. 23% dos jovens de 16 a 29 anos usam mais o WhatsApp Pay. Adultos de 30 a 40 anos representam 13% do público.

Um dos principais motivos para não usar o WhatsApp Pay é a falta de confiança na segurança do sistema. Os dados correspondem a 30% dos usuários. Por fim, 17% dos entrevistados não o utilizam porque desconhecem a possibilidade de realizar transações pelo aplicativo.

 

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…