4 dicas para renegociar seu plano de saúde
Ter um Plano de Saúde é muito importante, afinal, não é possível prever quando será necessário acioná-lo. Porém, é comum ele representar um gasto elevado no orçamento familiar e renegociar seu Plano de Saúde torna-se uma necessidade.
A boa notícia é que é possível fazer isso e continuar usufruindo dos seus benefícios. Muitas pessoas pensam logo em cancelar o Plano de Saúde para cortar esse custo, mas essa não é a melhor alternativa e pode até trazer mais gastos no futuro.
Hoje em dia, existem diversas empresas que fornecem Planos de Saúde, com diferentes pacotes para perfis diferenciados de clientes. O ideal é encontrar aquele que melhor atende as suas necessidades.
Descubra 4 dicas para renegociar seu plano de saúde
Pesquise outros planos de saúde e pacotes
A primeira dica para começar a renegociar seu Plano de Saúde é levantar argumentos e opções para a negociação.
Para isso, é fundamental reservar um tempo para pesquisar outros planos. Comece analisando todos os pacotes que a empresa do seu plano atual oferece para verificar se você possui realmente a melhor opção para o seu perfil.
Em seguida, pesquise também em empresas concorrentes para descobrir o que elas têm a oferecer. Uma sugestão aqui é conversar com amigos com perfil parecido ao seu para pedir indicação de fornecedores.
Entenda tudo que seu plano de saúde atual oferece
É muito comum quando se fala em Plano de Saúde que as pessoas não tenham conhecimento de todos os serviços e vantagens que estão inclusos no pacote contratado.
Muitas vezes, há recursos adicionais que aumentam o valor mensal do plano e que não são utilizados, nem impactam no momento de acionar o Plano de Saúde diante de uma emergência.
Entenda direitinho tudo o que está sendo pago para localizar itens que podem ser reduzidos ou retirados no momento de renegociar seu Plano de Saúde.
Entre em contato com a empresa
Com todas as informações em mãos, é o momento de entrar em contato com a empresa que fornece o Plano e começar a negociação.
Seja sincero e explique que você deseja reduzir o valor do plano para continuar utilizando os serviços daquele fornecedor.
Essa é a hora de trazer as informações da pesquisa prévia que você realizou, além de questionar todos os pontos do seu contrato atual, para ver possíveis reduções ou cortes de benefícios.
Mostre-se aberto a renegociar e chegar a um valor que fique interessante para todas as partes envolvidas.
A maioria das empresas de Plano de Saúde é aberta e flexível para negociações, pois já estão acostumadas com esse cenário.
Planejamento financeiro: chave para o sucesso
A última dica é para depois de renegociar seu Plano. Com o novo valor em mãos, um bom planejamento financeiro precisa entrar em ação para os próximos meses.
Para evitar inadimplência, coloque na ponta do lápis o custo mensal com o seu plano e organize-se financeiramente para conseguir cumprir com essa obrigação.
Agora que você já sabe 4 dicas para renegociar seu Plano de Saúde, continue no nosso blog para conferir os benefícios oferecidos pelo Governo durante a pandemia.