5 dicas sobre como usar o seu primeiro cartão de crédito

O seu primeiro cartão de crédito pode ser um passo para construir um futuro financeiro forte e estabelecer uma excelente pontuação de crédito.

Entretanto, pode levar a uma montanha de dívidas que você luta para pagar durante anos. 

Sendo assim, antes de usar o seu primeiro cartão de crédito, separamos algumas dicas para guiá-lo pelo caminho certo.

Boa leitura!

1 – Estabeleça um orçamento

cartão de crédito

Um cartão de crédito é uma forma conveniente de fazer compras e ganhar prêmios, mas não deve ser usado para comprar coisas que você não pode pagar. 

Ter uma ideia realista da quantia que você pode gastar e pagar no final do mês evitará que você se intrometa. 

Portanto, tente usar um orçamento como o método 50/30/20, que sugere gastar 50% do seu salário líquido em itens necessários como moradia e mercearias, 30% ou menos em itens que você quer mas não precisa, e 20% ou mais em economias e pagamento de dívidas. 

Dessa maneira, isso ajudará a manter seus gastos com o seu cartão de crédito alinhados com a sua renda e outras prioridades de economia e gastos.

2 – Mantenha o controle das suas compras

Calcular a quantia que você pode gastar é o primeiro passo. 

Depois disso, seja diligente em rastrear suas compras ao longo do mês, potencialmente com a ajuda do aplicativo móvel do seu cartão de crédito ou do website. 

Uma vez que você tenha cumprido seu limite mensal de gastos, evite usar o cartão até que tenha pago todo o saldo. 

Esse tipo de disciplina o ajuda a construir uma boa pontuação de crédito e o mantém fora do débito do cartão de crédito.

3 – Configurar pagamentos automáticos

Pode levar tempo para se acostumar a pagar uma conta a cada mês. Proteja-se de contas atrasadas de cartão de crédito agendando pagamentos automáticos antes da data de vencimento. 

Certifique-se de que o pagamento programado seja mais do que o pagamento mínimo – lateralmente, para seu saldo total – e que você tenha fundos suficientes em sua conta corrente antes que o pagamento seja programado. 

4 – Use o mínimo de seu limite do cartão de crédito 

Pode ser tentador maximizar o limite do seu cartão de crédito – ou seja, cobrar até seu limite de crédito – mas é crucial não fazê-lo. 

A utilização do crédito, ou quanto de seu limite de crédito você está usando, é o segundo maior contribuinte para a sua pontuação de crédito. 

Dessa maneira, a utilização de um grande saldo de cartão de crédito, e no seu transporte de mês a mês, pode prejudicar sua pontuação. 

Além disso, ele pode estabelecer as bases para contrair dívidas de cartão de crédito que podem levar muito tempo para serem pagas.

Portanto, tente usar apenas 30% do seu limite de crédito é geralmente melhor para sua pontuação de crédito.

5 – Pague a fatura do cartão de crédito por inteiro a cada mês

O emissor do seu cartão exige apenas o pagamento mínimo, que é uma porcentagem do seu saldo devedor. 

Embora isso possa parecer muito mais fácil e menos dispendioso do que pagar o valor total que você deve, isso lhe custará dinheiro ao longo do tempo.4

Pagar apenas o mínimo acrescenta juros ao seu saldo a cada mês até que você finalmente pague integralmente. 

Seu saldo só diminuirá em uma pequena quantia a cada mês, já que uma parte de seu pagamento será aplicada aos juros acumulados. O resultado final? 

Portanto, pague integralmente a sua fatura a cada mês para evitar o pagamento de juros.

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing, empreendedorismo e finanças. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!