CadÚnico, consulte se o seu cadastro está atualizado e evite o bloqueio de benefícios

O Cadastro Único é um banco de dados responsável por acompanhar a vida de quem está em vulnerabilidade social. Porém, é necessário manter esse cadastro sempre atualizado.

Para quem quer receber o Auxílio Brasil, por exemplo, uma das exigências principais é manter todos os dados atualizados no CadÚnico. Somente com o Cadastro Único é possível ter acesso aos Programas Sociais do Governo Federal.

Entretanto, graças às dificuldades na comunicação, várias pessoas que se inscrevem no Cadastro Único para receber os programas sociais, acabam deixando de fazer as atualizações na plataforma quando se mudam ou quando entra um novo integrante na família, entre outras situações.

Isso é um grande erro, pois sem o CadÚnico atualizado não é possível receber nenhum auxílio. Acontece que se você deixa de apresentar todas as mudanças de sua condição no CadÚnico, ficando desatualizado você perde qualquer benefício.

Não importa se essa mudança é simples ou não,  pois mês a mês o Governo faz um “Pente-fino”, para conseguir identificar quais os beneficiários que fazem jus ao recebimento dos auxílios sociais antes dos pagamentos. Dessa forma, quem estiver com dados desatualizados pode não receber nenhum e ser excluído.

Se você precisa dos auxílio sociais e não quer correr o risco de ser excluído, aprenda nesse artigo como conferir se o seu CadÚnico está atualizado. Confira o nosso texto e evite problemas.

Imagem: Pixabay

Como saber se meu CadÚnico está atualizado?

As pessoas beneficiárias dos auxílios sociais conseguem consultar o aplicativo do CadÚnico para verificar se o seu cadastro está atualizado ou não. O aplicativo é atualizado tanto para as pessoas que possuem celular Android quanto para os usuários de IOS.

Essa opção é a mais prática pois pode ser feita do conforto de sua casa usando apenas o celular. Entretanto, caso a pessoa não consiga pelo celular ou prefira outro meio, ela também vai poder acessar o site do Meu Cadastro Único para fazer a consulta simples, além de inserir informações básicas.

É bom lembrar que o aplicativo também solicita alguns dados bem básicos como o nome completo, nome da mãe, a data de nascimento, o Estado e o município em que a pessoa foi registrada, entre outras informações comuns.

Depois de informar e acessar o site/aplicativo, a pessoa vai ter acesso a uma nova página que vai evidenciar como anda a situação cadastral no CadÚnico. A mensagem pode informar que o Cadastro Único da pessoa está devidamente atualizado ou que vai ser necessário fazer uma atualização das informações.

A pessoa que tem dúvida também pode se dar o trabalho de ir até o CRAS mais próximo para se informar sobre. Essa opção não é muito recomendada devido ao número de pessoas aguardando para entrar. Entretanto, ainda é uma forma que pode sim ser útil para quem está em dúvida sobre o seu cadastro.

Caso ainda reste alguma dúvida sobre o CadÚnico e os seus benefícios, a pessoa vai poder entrar em contato através do telefone 0800 707 2003 para conseguir mais informações. 

A ligação para esse número é de graça e tem que ser feita por telefone fixo das 7h até as 19h de segunda até sexta e das 10h até as 16h aos finais de semana. Portanto, ligue para se informar o quanto antes e evite o cancelamento dos seus auxílios.

Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.