CPF digital tem o mesmo valor do CPF físico? Confira

Com a versão digital, não é mais necessário o impresso.

O CPF digital é uma das muitas novidades que surgiu nos últimos anos no Brasil. Isso veio para tentar facilitar a vida do cidadão, que passa a não precisar mais andar com vários documentos impressos na carteira.

Neste caso, o CPF digital fica em um aplicativo no telefone celular, assim como a CNH Digital e a Carteira de Trabalho Digital, por exemplo. Além disso, a versão digital do Cadastro de Pessoa Física tem o mesmo valor da versão impressa.

Contudo, apenas quem tem já o seu próprio CPF poderá usar o aplicativo digital. Isso porque, sem o número do CPF, fica impossível fazer o cadastro. No entanto, até para conseguir o próprio CPF ficou mais fácil, pois, também já é possível fazer pela internet.

Saiba também: Como ter a carteira de trabalho digital.

Como baixar o CPF digital?

Assim, quem já tem a inscrição no CPF, tem duas maneira de baixar o aplicativo. Uma delas é pelo Google Play e a outra é pelo Play Store, no caso de quem tem iPhone. No entanto, nos dois casos, o aplicativo é totalmente gratuito.

Agora, podemos ter também a versão física do CPF e a versão digital. Neste caso, uma dica interessante é guardar a versão física em casa e usar o CPF digital no dia a dia.

Isso porque o CPF digital tem o mesmo valor legal que o CPF físico e, justamente, vai servir para facilitar a vida. Contudo, também tem questão da confiabilidade do documento.

Tudo porque, com o documento digital e a possibilidade de consultar o QR Code, fica praticamente impossível alguém fazer uma fraude. Com isso, vão diminuir também os riscos de golpe.

Com o CPF Digital, basta andar com o celular e apresentar o documento. Então, vai ficar tudo mais fácil para o dia a dia.

Como imprimir o CPF digital?

Outra situação importante é que sempre podemos imprimir também o documento do CPF digital. Neste caso, também é fácil, pois, basta salvar uma versão em PDF no celular e mandar para algum email.

Então, em um computador que tenha uma impressora, basta imprimir, dobrar e guardar na carteira. Então, caso perca o celular, por exemplo, vai ter essa versão física do CPF, enquanto a original pode ficar guardada em casa.

Por fim, o governo vem criando mecanismos de digitalização do máximo de documentos possíveis para o cidadão. Com isso, o CPF digital é mais um deles, que vem para agilizar a vida do cidadão no dia a dia.

Veja também: Como usar CNH Digital.

 

Keila Andrade

Jornalista especializada em textos em SEO.