5 erros financeiros que te impedem de crescer
Quando o assunto é finanças pessoais, existem alguns erros financeiros que as pessoas cometem e que, mesmo parecendo algo inofensivo a princípio, podem acabar prejudicando seriamente o alcance dos seus objetivos ao longo da vida.
Se você deseja evitar esse tipo de problema e ter estabilidade financeira, continue lendo esse post e descubra agora quais são os 5 erros financeiros que você pode estar cometendo. E que têm te impedido de crescer como gostaria.
1. Não entender sobre finanças é um dos maiores erros financeiros que você pode cometer
Engana-se quem acha que assuntos financeiros são importantes apenas para quem pensa em investir, pelo contrário.
Este é um assunto que qualquer pessoa precisa entender. Afinal de contas, educação financeira corresponde a uma mudança de comportamento que ajuda as pessoas a encontrar as melhores soluções para seus problemas com as finanças.
Por isso, se você está com dificuldade em pagar suas contas e fazer suas finanças se equilibrarem. Ou então simplesmente deseja fazer seu dinheiro render, vale a pena buscar por informações sobre educação financeira e como ela funciona na prática.
Hoje em dia, já existem vários portais na internet que tratam do assunto e que podem te ajudar a lidar melhor com seu financeiro.
2. Gastar sem planejamento
Muitas pessoas, na ânsia de satisfazer seus desejos pessoais acabam gastando mais do que deveriam e acabam deixando sua conta no vermelho.
Se você não faz isso, parabéns, isso já é um bom começo. Mas, não é o suficiente para quem deseja obter tranquilidade financeira.
Para isso, você precisa gastar seu dinheiro com planejamento. Procure anotar suas despesas diárias, por menores que sejam. Assim, você terá uma noção melhor para onde seu dinheiro está indo. E o melhor, te dará uma noção real se você está sabendo como gastar seu dinheiro.
Além disso, sempre que for sair para comprar algo, não esqueça de fazer uma lista. Compras direcionadas te ajudam a gastar menos, pois você sabe exatamente o que precisa comprar e, dessa forma, não cairá na armadilha de comprar mais produtos do que deveria.
3. Atrasar contas é um dos erros financeiros que te impedem de crescer
Uma coisa é certa: qualquer dívida que você deixa vencer, implica em multas e juros que você terá que pagar na próxima fatura.
E estes valores extras, por menores que pareçam, podem levar sua conta para o vermelho. Principalmente se você deixa essa situação acontecer por um longo período de tempo.
Para não cometer este erro, procure pagar suas contas em dia ou então antes do prazo. Para isso, não tenha receio de negociar dividas atrasadas, mudar prazos de pagamento das faturas. E se for o caso, evite comprar parcelado. Compras a vista, além de evitar juros, ainda lhe proporciona descontos que tornam suas compras mais baratas.
4. Não fazer uma reserva de emergência
Emergência podem acontecer com qualquer pessoa. E você também não está imune a isso. Sendo assim, não ter uma reserva financeira para momentos de urgência pode acabar lhe colocando em péssimas situações.
Afinal de contas, se de repente seu carro quebrar ou então sua rede de esgoto entupir como você irá resolver esses problemas se não tem um centavo guardado para situações como estas?
É preciso ter uma visão realista sobre possíveis obstáculos que podem surgir no seu caminho. E, com base nisso, poupar dinheiro para criar uma reserva de emergência. Fazendo isso, você estará resguardado sobre qualquer imprevisto que venha a ocorrer no futuro.
5. Não fazer o dinheiro render é um dos erros financeiros que precisa evitar
Este é um erro que quase todo mundo comete e o motivo é simples: o receio de acabar tendo prejuízo ou então por simples comodismo.
Se você quer crescer na vida, precisa buscar caminhos para fazer seu dinheiro render. Então nada de ter medo, pelo contrário. Use suas habilidades pessoais para investir em novas fontes de renda. E faça seu dinheiro se multiplicar.
Sempre existem formas de ganhar mais dinheiro. É só ir em busca do que funciona para você e começar a colocar sua ideia em prática, com planejamento e dedicação.
Evitando os erros acima sem dúvida sua vida começará a andar para frente e suas finanças nunca mais voltarão a ficar no vermelho!