Lula e a economia – Como o mercado financeiro reage a situação
Assim que o ministro Edson Fachin, do STF devolveu a Lula os seus direitos políticos, a bolsa caiu quase 4% no dia em que as condenações foram anuladas e claro, o dólar subiu para a sua maior cotação em dez meses.
Entretanto, dois dias depois, quando Lula fez um longo discurso, a Bolsa rapidamente subiu para 1,3% e o dólar voltou a cair 2,5%, depois de uma sequência de alta.
Lula e a economia – Preocupação é aumento de gastos públicos
Uma das coisas que mais preocupa é a adoção do atual governo de uma política populista, que são baseadas no aumento dos gastos públicos.
Esse passo levaria o aumento de dívida pública, o que afastaria ainda mais os seus investidores e reduziria a capacidade do país de crescer.
Claro, isso está acontecendo no atual governo, entretanto, isso vale tanto para Bolsonaro quanto para Lula.
O fato de Lula se tornar elegível acabou antecipando a disputa eleitoral que deveria acontecer em 2022, para 2021.
A partir disso, a polarização é aumentada para as eleições doa no que vem, assim, os candidatos de centro passam a perder a força.
Economia deseja candidato de centro e não polarizado
Ficou claro que o mercado não ficou receoso com a volta de Lula em uma possível candidatura, até porque os economistas sempre tiveram uma relação positiva com o ex-presidente durante o governo.
Entretanto, o mercado atualmente estaria interessado em uma terceira opção, que não seja Bolsonaro e nem Lula, dois lados polarizados.
A chegada de Lula dentro do quadro politico acaba gerando uma reação negativa, muito em conta do risco de polarização e não por ser o Lula em si.
Através da polarização, vai ficar muito mais difícil um candidato de centro ter chances de vitória.
Além disso, toda polarização da política é ruim para economia.
Mercado reagia bem no governo Lula
Dois de vários indicadores de mercado utilizados para medir o humor de investidores conseguiram desenvolver um desempenho positivo enquanto Lula era presidente, entre os anos de 2003 e 2010.
Se não considerarmos a inflação do país, o dólar caiu cerca de 53% e o Ibovespa conseguiu acumular os ganhos de 515%.
Já no governo Bolsonaro que tem pouco mais de dois anos, o dólar já acumulou um aumento de 45,7% até o dia 15 de março e a Ibovespa só subiu até o momento 30,7%.
Para Paulo Guedes, Ministro da Economia, país apresenta sinais de economia decolando
Ontem, o ministro da economia, Paulo Guedes, disse nessa terça-feira que existem diversos indicadores que estão sinalizando que a economia brasileira está decolando.
Ele falou rapidamente com a imprensa e aproveitou para citar:
- O valor recorde na criação de emprego formal no mês de janeiro;
- O indicador do Banco Central para o mês, que acabou vindo acima do esperado;
- A arrecadação dos tributos federais, que deverá ser recorde.
Entretanto, o ministro ressaltou a importância de acontecer a vacina em massa para que a população mais vulnerável, da qual ele chamou de invisível e assim possam voltar a trabalhar.
Para ele a vacina irá garantir o retorno mais seguro ao trabalho.