MEI: Declaração anual deve ser feita até o dia 31 de maio

O prazo para fazer a sua declaração anual de MEI encerra na próxima segunda-feira (31).

Nesse mesmo dia também deve-se encerrar a declaração anual do Imposto de Renda (IR) para pessoa física.

Portanto, se você é um Microempreendedor Individual ou precisa declarar o seu IR, você tem até segunda-feira para fazer isso.

Caso você seja MEI, preste bastante atenção nas informações que iremos fornecer a seguir para não cometer possíveis erros na sua declaração.

A declaração do MEI anual é obrigatória, mesmo que não haja faturamento

MEI

Todo microempreendedor individual é obrigado a enviar a declaração de pessoa jurídica do MEI anualmente. Esse documento é conhecido como Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-Simei).

Mesmo que não tenha vendido nada com o seu serviço ou produto, é importante fazer a declaração.

É importante lembrar que a declaração anual do MEI não é a mesma declaração do IR anual, ou seja, caso você precise declarar o seu Imposto de Renda é necessário fazer outro tipo de procedimento.

Como fazer para declarar o seu faturamento anual?

Antes de tudo, é importante enfatizar que o preenchimento é bem simples e sem segredos!

Basta acessar o site do Simples Nacional, e informar o CNPJ da sua empresa.

Em seguida, irá aparecer na tela o tipo de declaração, clique no ano de 2020, esse é o ano que você vai declarar, mesmo estando em 2021, depois clique em continuar.

Na próxima tela irá aparecer dois tipos de campos, você deve optar pelo campo que possua similaridade com o seu de serviço, ou seja, comércio, indústria, transporte e alimentação.

Caso não seja nenhum desses, a outra opção é sobre serviços prestados, clique em qual corresponde com o seu trabalho, caso seja os dois, clique nos dois e informe o valor que arrecadou em cada setor.

Preencha o primeiro campo com o valor total de produtos vendidos em 2020. Se a sua empresa não vendeu produtos, apenas prestou serviços, preencha o campo com valor zero.

Logo abaixo, informe se o seu negócio possui um empregado ou não.

Em seguida, será informado se você efetuou o pagamento dos tributos mensais do MEI ao governo.

Por fim, clique em transmitir para a enviar a sua declaração anual do MEI 2020.

Você também pode salvar ou imprimir uma cópia para você.

Bem simples, não é mesmo?

Gostou das nossas informações? Aproveite e compartilhe com os seus familiares ou colegas que também são microempreendedores individuais e precisam fazer a declaração anual do MEI.

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing, empreendedorismo e finanças. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!