Quer vender um carro financiado? Saiba como!
Comprar um carro financiado é uma prática muito comum em nosso país. Grande parte da população não tem condições financeiras para arcar com uma compra à vista nesse valor, e acaba optando por financiar o bem, dando entradas modestas e parcelando o restante da quantia.
Apesar de ser um facilitador para alcançar o sonho de ter um carro, não conseguir arcar com as parcelas é um problema bastante comum.
Ninguém compra um carro pensando que não irá conseguir pagar as parcelas acertadas no financiamento, porém, alguns imprevistos podem acontecer e atrapalhar esse comprometimento.
Uma saída para quem se encontra nessa situação é a venda do veículo antes de terminar o financiamento. Sim, isso é possível e neste post vamos te contar como!
Como vender o seu carro financiado
Situações propícias para a vender seu carro financiado
Para quem não consegue arcar com o financiamento e está precisando de dinheiro, pode optar por fazer uma troca com troco, em que se vende o carro usado para a concessionária e usa o dinheiro recebido a fim de quitar as parcelas restantes do carro usado. Você pode, ainda, usar essa quantia para dar de entrada em um carro novo, servindo também para quem quer apenas trocar o veículo!
Se você se enquadra em alguma dessas situações, confira o passo a passo para você realizar a venda do seu veículo financiado:
Saiba o valor da sua dívida
Para vender é preciso que o proprietário saiba exatamente qual é o valor ainda devido para quitar o financiamento. É possível saber isso diretamente com o banco que financiou o veículo ou com a concessionária que você adquiriu o veículo.
Veja as possíveis pendências
Após se certificar do valor ainda devido, é preciso averiguar se existem pendências financeiras relacionadas ao veículo como impostos, multas, entre outras restrições que podem impedir que a venda seja feita.
Havendo pendências, cabe ao dono do veículo saná-las ou abater no valor da venda do veículo.
Coloque à venda
Você pode optar por vender o seu veículo de maneira particular, anunciando em diversos meios, expondo todos os detalhes do mesmo e ressaltando que ele é financiado, ou colocar à venda direto com a concessionária.
Ao vender para um particular, você tem mais chances de conseguir um valor mais alto, haja vista que o valor pago pela concessionária ficará abaixo da tabela Fipe, já que eles procurarão vender depois para uma outra pessoa.
Analise a forma de pagamento
É mais recomendável encontrar um comprador que consiga pagar o veículo à vista, dando liberdade para você fazer o que quiser com o seu dinheiro, como renegociar a dívida, dar de entrada em outro veículo, além de ser positivo para o comprador que compra um carro sem dívidas.
No entanto, se o comprador só conseguir comprar também com financiamento, será preciso que ele e o dono do veículo reúnam seus documentos pessoais e os documentos do veículo, a fim de passar o financiamento para o nome do novo dono. O mesmo passará por uma análise de crédito pelo banco, que decidirá se a dívida poderá ou não ser transferida.
Organização e planejamento podem salvar sua vida financeira e evitar situações como essa. Planilhas financeiras podem ajudar! Saiba mais aqui.