Refinanciamento de veículos: Saiba se realmente vale a pena

Será que realmente vale a pena fazer um refinanciamento de veículos? Antes de tomar a decisão, é necessário analisar pontos importantes, como taxas de juros e custo total do crédito. 

Entre as vantagens de fazer esse processo, está a possibilidade de ter acesso a juros mais baratos, visto que o banco possui uma garantia sobre o valor do empréstimo

Atualmente diversas instituições financeiras oferecem este tipo de serviço, como é o caso do Banco do Brasil. Porém, as taxas de juros e custo do empréstimo variam de acordo com cada instituição. 

Refinanciamento de veículos: saiba o que é 

Fazer um refinanciamento de veículos significa usar o automóvel como garantia do crédito adquirido. E justamente por ter o veículo como garantia, o banco consegue oferecer taxas de juros mais acessíveis. 

Na maioria dos casos, o banco consegue refinanciar parte do valor do veículo, fazendo um cálculo de acordo com o seu valor de tabela. Existem bancos que conseguem refinanciar até 80% do valor total. 

A quantidade de parcelas pode ser escolhida pelo cliente no ato da contração e assim que o pagamento do empréstimo finaliza, o carro sai da condição de “garantia”. 

Vale lembrar que o proprietário continua sendo o dono do veículo e não é necessário que ele faça alteração na documentação para aderir. 

Como escolher a melhor opção

Apesar de ser extremamente vantajoso, antes de tomar a decisão de fazer um refinanciamento de veículos, é necessário considerar algumas questões importantes. Veja a seguir o que você deve levar em consideração antes de realizar este tipo de crédito: 

  • Faça uma análise do CET – Custo efetivo total do empréstimo. Desta forma, você poderá perceber o que realmente irá pagar ao final das parcelas. 
  • Compare instituições financeiras e veja quais são os valores que elas oferecem. Escolha a instituição em que as taxas de juros são mais acessíveis. 
  • Compare créditos oferecidos pela mesma instituição financeira. Lembre-se de que o refinanciamento de veículo sempre deve ser mais vantajoso do que a adesão de um crédito pessoal, por exemplo. 
  • Análise o valor das parcelas a serem pagas e verifique se realmente consegue pagar o valor que foi definido pelo empréstimo. 
  • Análise o prazo de carência, ou seja, quanto tempo terá para pagar a primeira parcela do seu empréstimo;
  • Antes de confirmar o empréstimo, solicite uma simulação junto à instituição financeira. 

Realmente vale a pena fazer um refinanciamento de veículos?

Depois de ter considerado todas as questões acima, chegou a hora de decidir: refinanciamento de veículos realmente vale a pena? A resposta é: depende. 

Em primeiro lugar, esse refinanciamento pode ser vantajoso se levar em consideração outros créditos presentes no mercado, como é o caso do empréstimo pessoal por exemplo. 

Por outro lado, por ter o veículo como garantia, é muito importante tomar a decisão com muita consciência, visto que você pode perder um bem que conquistou com esforço. Por isso, o mais indicado é sempre analisar cada caso antes de tomar a decisão.

Thuanne

Redatora apaixonada pelo Marketing Digital e tudo o que este é capaz de transformar, estudante de Comunicação e desenvolvedora de conteúdo em constante processo de aprendizado.