5 Erros na dinâmica em grupo que você deve evitar

Os processos seletivos são cheios de etapas e uma delas se refere a dinâmica em grupo. Para muitos candidatos esta é uma das etapas mais desafiadoras. Afinal, qualquer erro na dinâmica em grupo pode levar a desclassificação no processo seletivo.

Anúncios

Apesar disso, não há como escapar dela. Sobretudo porque muitas empresas fazem a dinâmica em grupo com o objetivo de explorar características específicas e nível de interação dos candidatos.

Se você quer se dar bem nessa etapa do processo seletivo, saiba que é possível. Mas para isso, é necessário evitar os erros que podem te custar o tão sonhado emprego.

Pensando em te auxiliar nesse quesito, listamos a seguir os principais erros na dinâmica em grupo que deve evitar. Confira!

Veja também:

1. Não fique adivinhando o que a empresa quer na dinâmica em grupo

Pensar que sabe o perfil que a empresa está em busca é um dos erros que deve evitar na dinâmica em grupo. Isso porque você vai procurar responder e se comportar segundo esse perfil. No momento em que você faz isso, acaba gerando um personagem.

________________
________________

Até porque o perfil da empresa não é uma coisa óbvia de ser definida e varia conforme o cargo. Além disso, os recrutadores são pessoas especialistas em verificar quem está sendo real ou desempenhando um “papel”.

2. Falar em excesso ou pouco demais

Ainda que você seja uma pessoa muito extrovertida, tenha cuidado ao falar muito. Isso porque você precisa deixar que os outros candidatos também se expressem.

As pessoas que costumam falar muito, atrapalham o andamento do processo. E esse tipo de comportamento pode acabar prejudicando você na dinâmica em grupo.

Além disso, o outro extremo também pode ser prejudicial. Afinal, falar muito pouco não dá espaço para que o recrutador entenda como você é. Sem falar, que você abre espaço para que outras pessoas se destaquem mais.

Então, caso seja muito tímido, você vai precisar treinar posicionamento e formas de expressar suas qualidades.

3. Excesso de competitividade na dinâmica em grupo

Existem pessoas que ficam tão focadas na vaga que não conseguem perceber que estão perdendo a linha e atropelando outros colegas. A competitividade é valorizada pelas empresas, mas ela não pode ser agressiva e inconveniente.

Caso você seja competitivo naturalmente, foque em se controlar e reduzir um dos erros na dinâmica em grupo mais sério.

4. Se vestir de forma adequada

A roupa que você vai para uma dinâmica em grupo, pode falar muito sobre você. Não seja nem tão básico a ponto de parecer desleixado. Mas também não vá arrumado em excesso, parecendo esnobe e desejando chamar a atenção.

Para não errar na escolha da roupa, observe as características do cargo e a forma como as pessoas se vestem naquela empresa.

5. Ficar muito à vontade na dinâmica em grupo

Esse é um dos principais erros que deve evitar nessa etapa do processo seletivo. Sobretudo porque é um ponto onde os candidatos mais caem, pelo fato de que quando estamos à vontade, conseguimos demonstrar mais nosso potencial.

Porém, ao mesmo tempo, quando ficamos à vontade demais, abre brecha para brincadeirinhas e piadas desnecessárias. Quando você se sente íntimo do recrutador, pode acabar pecando pelo excesso.

Agora que você conhece os erros na dinâmica em grupo, procure se concentrar na hora e evitar ser desclassificado por besteiras!

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo