Bolsa Família pode parar de ser pago com dinheiro em espécie

No futuro, a possibilidade de utilizar o real digital, a nova moeda virtual oficial do Brasil, poderá abranger os benefícios sociais, como o Bolsa Família. Essa forma de criptomoeda foi concebida por entidades autorizadas pelo Banco Central, a instituição bancária governamental. Por meio de parcerias com diversas empresas, o Banco Central empreendeu esforços para elaborar soluções inovadoras adequadas ao ambiente digital.

Isso implica que os indivíduos terão a capacidade de receber auxílios e salários por intermédio do real digital, visando simplificar as transações e proporcionar assistência. A Caixa Econômica Federal, uma instituição bancária de grande envergadura no Brasil, conduzirá testes para avaliar a viabilidade desse sistema. A partir de setembro, serão realizados ensaios a fim de garantir a segurança e a eficácia do processo.

Diversos tipos de dinheiro digital serão objeto de avaliação, desde os depósitos bancários até os títulos do governo. Esse processo ocorrerá de forma progressiva, culminando em testes com títulos do Tesouro Nacional a partir de fevereiro do próximo ano. Toda essa iniciativa tem como finalidade tornar o dinheiro e os benefícios mais acessíveis e práticos para a população.

Como atualmente se recebe o Bolsa Família?

O Bolsa Família constitui um subsídio proveniente do governo federal, contribuindo para o sustento de mais de 21 milhões de famílias em todo o território brasileiro.

Tipicamente, a transferência dos recursos do Bolsa Família é efetuada por meio de um cartão e uma senha. O beneficiário tem a opção de efetuar o saque dos fundos utilizando esse cartão. Além dessa alternativa, existem outros métodos para a utilização dos recursos:

Aplicativo do Bolsa Família

Existe um aplicativo disponibilizado pelo programa Bolsa Família, que pode ser obtido através do download em seu smartphone. Basta realizar uma busca na loja de aplicativos correspondente ao seu dispositivo (Play Store ou App Store). Uma vez que o aplicativo seja instalado e o cadastro realizado utilizando suas informações pessoais e um número denominado NIS, será possível acessar informações e receber os benefícios sem a necessidade do cartão físico.

Poupança Social Digital

A Caixa Econômica Federal disponibiliza igualmente um aplicativo denominado Caixa Tem, que simplifica a gestão dos benefícios. Através deste aplicativo, é viável efetuar pagamentos, transferências e outras operações por meio do dispositivo móvel. Isto implica que a posse do cartão físico não é imprescindível para a utilização dos fundos, desde que se faça uso deste aplicativo.

Na Agência

Caso o cartão do benefício tenha sido extraviado, existe uma solução para acessar os fundos. Basta dirigir-se a uma agência da Caixa portando um documento de identificação oficial, possibilitando assim o saque dos recursos no local.

Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.