Aluguel social em maio: saiba quem pode receber e quem tem direito
O valor do é pago em prazo indeterminado, até que as famílias possam novamente ter acesso a suas casas.
O aluguel social é um benefício que muitas cidades e municípios oferecem para os cidadãos em algumas situações específicas. Desta maneira, algumas famílias, que não podem ficar desamparadas, podem eventualmente receber um auxílio governamental.
Normalmente, o valor do aluguel social é pago em prazo indeterminado, até que as famílias possam novamente ter acesso a suas casas.
Inclusive, é um auxílio que cada estada e cada cidade paga um valor diferente, de acordo com a legislação local. Mas, muitas vezes, os moradores reclamam que o valor não é o suficiente para conseguir alugar outra casa, ao menos com a mesma comodidade, e acaba gerando problemas.
Como receber aluguel social em maio
Agora, durante o mês de maio, os recursos para o pagamento do aluguel social e o regulamento são os mesmos para os moradores dessas regiões. Mas, para ter direito ao aluguel social em maio e em qualquer outra época do ano, o que precisa fazer?
Neste post, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, explicando quais os são casos. Primeiramente, quem perde a casa em desastres naturais, como chuvas incêndios e deslizamentos, têm o direito ao aluguel social.
Além disso, quem eventualmente for removido de áreas de construção irregular, também tem o direito ao aluguel social, pago com o dinheiro do contribuinte. E esse valor é altamente importante para evitar que essas famílias corram o risco de terem que morar na rua ou em albergues, de forma improvisada.
Mas, para ter direito a receber o aluguel social, o morador precisa buscar a prefeitura de sua cidade e os órgãos de atendimento e assistência social, como o Cras (Centro de Referência e Assistência Social).
Desta maneira, o morador que tiver a necessidade de um aluguel social, vai passar também pela triagem e vai ser encaminhado para receber o valor e buscar uma residência adequada para morar.
Por exemplo, quando houve o caso das chuvas em São Sebastião, no Litoral de São Paulo, com mais de 50 mortos no carnaval de 2023, as famílias que perderam as casas passaram a receber o aluguel social, o qual vão ter até que novas casas sejam construídas ou até que possam voltar para suas antigas moradias.
Portanto, o aluguel social se torna uma importante ferramenta de inclusão social, onde as famílias mais necessitadas não vão ficar desamparadas nos momentos mais complicados, quando vão precisar de bastante ajuda governamental, garantindo a melhor qualidade de vida.
Saiba também: Internet gratuita: veja quem tem direito e como conseguir.