Portal de Economia e Finanças

Antecipe agora mesmo o saque-aniversário do FGTS; saiba como!

1

Atualmente muitas pessoas estão precisando de dinheiro por conta da pandemia do coronavírus que fez o isolamento social algo imprescindível para o controle do vírus, desse modo diversas pessoas tiveram seus salários e suas vidas afetadas, com uma vulnerabilidade financeira muito grande, se você está com esse problema o saque-aniversário pode ser a solução!

Publicidade

O governo teve que encontrar diversas maneiras para contornar essa situação e auxiliar os trabalhadores a não adquirirem dívidas, então foram encontradas algumas alternativas, dentre elas a antecipação do saque-aniversário do FGTS através de empréstimos bancários.

Publicidade

Saque-Aniversário: O que é?

saque-aniversário do fgts
Quer saber como você pode antecipar o seu saque-aniversário do FGTS? Confira!

Essa é uma das modalidades para retirar o dinheiro do Fundo de Garantia doTempo de Serviço, podendo ser realizado o saque maneira anual de uma porcentagem do valor disponível no fundo.

A nova modalidade beneficia trabalhadores com contas ativas e inativas desde que estejam vinculadas ao seu nome, sendo os pagamentos acontecendo de maneira anual no mês do aniversário do trabalhador.

O repasse recebido pelos beneficiários que optaram por essa opção variam entre 5% e 50% do valor total do fundo, quanto maior o valor, menor será a porcentagem.

Como funcionará a antecipação?

A aprovação que foi anunciada pelo Governo Federal permite que seja feita a antecipação do valor do saque disponível para o ano de 2020 que teve início no mês de abril, a ideia principal do governo é não fazer os trabalhadores esperarem até o mês de seu aniversário para receber o valor.Abaixo você poderá conferir o calendário de saque sem o empréstimo.

Calendário saque-aniversário FGTS:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro – saques de abril a junho de 2020;
  • Nascidos em março e abril – saques de maio a julho de 2020;
  • Nascidos em maio e junho – saques de junho a agosto de 2020;
  • Nascidos em julho – saques de julho a setembro de 2020;
  • Nascidos em agostos – saques de agosto a outubro de 2020;
  • Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro de 2020;
  • Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro de 2020;
  • Nascidos em novembro – saques de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
  • Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.

As pessoas que optaram pelo saque-aniversário poderão solicitar aos bancos um empréstimo no valor que teriam para receber. Aquelas pessoas que ainda não optaram pelo saque, mas ainda não fizeram aniversário e estão precisando de dinheiro, podem escolher passar para essa modalidade, pois o tempo hábil é até o último dia do mês de aniversário.

Publicidade

Por exemplo, caso a pessoa faça aniversário em junho, ela possui até o dia 30 de junho para solicitar a mudança de modalidade.

O Governo Federal ainda não especificou como serão feitas as negociações entre o banco e as pessoas, contudo o que pode-se dizer é que os juros serão mais baixos, tendo em vista que o banco terá 100% de certeza que irá receber o valor do empréstimo. Além disso o valor do saque-aniversário irá cair na conta do FGTS dos beneficiários, porém estará bloqueado para fazer qualquer transação.

Publicidade

De acordo com o Ministério da Economia, ainda não é possível saber quantas pessoas irão pedir a antecipação, tendo em vista que nem todos que migraram para esse novo modelo irão solicitá-la.

Como aderir ao saque-aniversário?

Mesmo que já tenha sido aprovada essa transação, ainda não existem muitos detalhes sobre ela, uma coisa que foi reforçada pelo banco é que a adesão do saque-aniversário pode ser feita até o último dia do mês do aniversário do beneficiário.

Para que você consiga trocar a modalidade de saque do FGTS é necessário entrar em sua página oficial, baixar o aplicativo chamado App FGTS, ou Internet Banking (para correntistas) ou ir até uma agência da Caixa Econômica Federal.

Caso você tenha vontade de aderir a modalidade do saque-aniversário, será necessário contatar a Caixa Econômica Federal, contudo fique atento que ao optar por essa modalidade você ficará 2 anos sem poder alterá-la e caso seja demitido por justa causa não poderá receber todo o valor de  uma vez só, seguirá recebendo de maneira anual.

Publicidade

Valor permitido para o saque-aniversário:

Se você quer saber qual margem entrará na questão saque é só seguir lendo o texto, pois logo abaixo possui uma lista de quanto cada pessoa poderá receber de seu fundo através do saque-aniversário.

  • Quem possui até 500 reais na conta poderá sacar 50%, ou seja, 250 reais;
  • Quem possui de 500,01 reais a 1000 reais na conta poderá sacar 40%;
  • Quem possui de 1000,01 reais a 5000 reais na conta poderá sacar 30%;
  • Quem possui de 5000,01 reais a 10000 reais na conta poderá sacar 20%;
  • Quem possui de 1000,01 reais a 15000 reais na conta poderá sacar 15%;
  • Quem possui de 1500,01 reais a 20000 reais na conta poderá sacar 10%;
  • Quem possui mais de 20 reais poderá sacar 5%.

Como consultar o saldo do FGTS de maneira online:

Se você tem curiosidade em saber quanto tem guardado em seu Fundo de Garantia, nós vamos te explicar como conseguir encontrar essa informação que é muito importante.

Primeiramente será necessário fazer o seu cadastro no site da Caixa, caso você não tenha um, é bem simples e você só terá que dar algumas informações básicas, como o nome completo, CPF e data de nascimento, além disso será cadastrado um e-mail e uma senha para futuros acessos.

Caso você já possua o cadastro, você terá que entrar no site da Caixa e colocar o seu e-mail e senha cadastrados anteriormente, após fazer o login você terá que apertar em “FGTS” e posteriormente em “Extrato”.

Não se preocupe, pois você será redirecionado para outra página, ao terminar de carregá-la você encontrará o valor disponível do lado da palavra Saldo. Não existe um número máximo de vezes que você pode entrar! Caso você queira mais informações, pode acessar este texto sobre a consulta do FGTS.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam que o saque através de empréstimo foi liberado. Além disso não deixe de dizer através dos comentários o que achou do conteúdo, sua opinião é importante para nós.

1 comentário
  1. Edmar Silva Diz

    Quais os estão fazendo o empréstimo com garantia do saque aniversário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.