Como conseguir um estágio: 5 dicas para aumentar suas chances!

Veja neste artigo algumas dicas bem importantes sobre como conseguir um estágio de forma simples e prática!

Anúncios

Um estágio é mais importante do que nunca no mercado de trabalho atual, se você é estudante ou está apenas começando sua carreira, um estágio pode lhe dar a experiência que você precisa. 

Talvez você não tenha se candidatado a nenhuma entrevista de emprego antes e não tenha vivenciado as dificuldades da mesma e quando decidir candidatar-se, o maior obstáculo que você enfrentará é o muro da EXPERIÊNCIA.

Afinal, cada candidato a um emprego tem pelo menos um diploma universitário e as empresas agora escolhem candidatos que têm experiência no mundo real. 

Portanto, se concordarmos com a importância da experiência, o próximo passo é se candidatar a um estágio. 

A questão é como e como sempre estamos aqui para ajudar e compartilhar 5 dicas para aumentar suas chances de conseguir seu primeiro estágio. 

Afinal, como posso conseguir um estágio?

1- Planeje o seu caminho

O conselho mais importante é: Planeje tudo antes de agir, portanto, o primeiro passo para você também é planejar.

Faça como mais de 143.907 pessoas
Cadastre-se e Receba nossos conteúdos diretamente no seu E-MAIL.

Sendo assim, antes de começar a se candidatar a estágios, você precisa descobrir o que realmente quer fazer, pensando em suas habilidades, paixão e qualificação para ajudá-lo a entender onde você está.

Descubra o que você é apaixonado assim que puder, para que não perca tempo descobrindo mais tarde. É importante porque a maioria dos estágios não são pagos.

2- Comece a procurar 

Há várias maneiras de encontrar o estágio que você está procurando e o escritório de planejamento de carreira de sua faculdade é o lugar para iniciar sua busca de estágio.

Não é apenas um lugar para discutir diferentes caminhos de carreira, é também uma forma de se conectar com uma grande rede de profissionais e empresas.

Além disso, visite seus professores e professoras durante o horário de expediente deles e diga-lhes o que você está procurando. Eles sempre têm uma rede melhor em sua área.

Se você tiver um bom relacionamento com eles, seu nome pode aparecer quando eles souberem de uma oportunidade de estágio.

Você também pode experimentar as feiras de carreira locais e eventos de networking. É claro que muitos eventos presenciais são limitados neste momento, mas pode haver oportunidades virtuais que você possa aproveitar.

3- Crie um currículo efetivo

Se você quiser aumentar suas chances de conseguir um estágio, você precisa de 3 coisas: currículo, carta de apresentação e referências.

Você tem apenas uma chance para a primeira impressão, ela deve ajudá-lo a se destacar da concorrência.

Mesmo que você não tenha muita experiência, há maneiras de escrever um currículo que destaque suas qualificações para o estágio.

Seu currículo divulga sua experiência e sua carta de apresentação explica porque você é a pessoa certa para o estágio. 

Desse modo, ao criar seu currículo e sua carta de apresentação, você precisa deixar bem claro como você pode ajudar a empresa com seu conjunto de habilidades.

Eles devem ver seu valor, explicar em sua carta de apresentação por que você está interessado no estágio e por que você seria uma boa pessoa para o papel.

4- Chegue até as empresas

Ok, você está pronto para entrar em contato com eles. A maioria dos estágios tem um processo de aplicação específico. Preencher uma solicitação, enviar uma carta de apresentação e currículo, ou agendar uma entrevista.

Além disso, você precisa entrar em contato com a pessoa certa, se estiver entrando em contato diretamente com uma empresa, certifique-se de enviar um e-mail ou ligar para o departamento de RH ou gerente de contratação.

Uma vez encontrado o contato certo, deixe-os saber o que você admira na empresa deles e como você acha que pode ajudar.

5- Prepare-se para as entrevistas

Se você chegar até aqui e não desistir de parabenizações. Você está na parte final e a um passo de conseguir um estágio.

Agora é hora de estar pronto para a entrevista, mas lembre-se sempre disto, as empresas não contratam sua experiência. Elas o contratam.

Uma vez que você receba a chamada para a entrevista, faça sua pesquisa sobre a empresa, prepare-se para as perguntas da entrevista e vista suas melhores roupas.

Seja educado, confiante e relaxe. Se você entrevistou mais de uma vez, você perceberá que a maioria das perguntas da entrevista será semelhante, prepare-se para perguntas típicas antes da entrevista.

Após a entrevista, não deixe de enviar um e-mail agradecendo pelo seu tempo. Após uma semana mais ou menos, acompanhe com outro e-mail ou ligue, perguntando sobre sua candidatura.

E, o mais importante, não desista. 

Esperamos que você tenha gostado de ler nossas diretrizes de estágio e esperamos que seja o melhor para você.

Dúvidas sobre como conseguir um estágio? Deixe abaixo nos comentários!

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo