Como dar entrada no Auxílio-doença do INSS? Quem tem direito?

Os auxílios-doença são benefícios concedidos aos trabalhadores que não podem exercer suas atividades laborais por um determinado período de tempo devido a doença ou acidente.

Anúncios

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece aos seus segurados diversos benefícios, inclusive auxílio-doença. Receberá o benefício quem tiver um acidente ou doença que deixe o segurado impossibilitado de trabalhar por um determinado período de tempo.

Devido à burocracia do INSS, muitos trabalhadores não sabem como obter o auxílio-incapacidade temporária (auxílio-doença).

Você sabe o que é auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício para o trabalhador que, por motivo de doença ou acidente, esteja impossibilitado de exercer atividades laborais por um período determinado de 15 ou mais dias consecutivos intercalados pela mesma doença.

A atividade de ausência de 14 dias é de responsabilidade da empresa/empregador de acordo com os regulamentos. O INSS concederá esse benefício após o 15º dia de afastamento.

________________
________________

Quem tem direito ao auxílio-doença?

Primeiro, o trabalhador deve comprovar que está impossibilitado de trabalhar, depois deve atender aos critérios exigidos pela Previdência Social: ser segurado do INSS e ter contribuições pagas há pelo menos 12 meses.

Como em qualquer regra, existem algumas exceções. O segurado que sofrer de doença grave, doença profissional ou sofrer acidente de trabalho não terá de pagar durante 12 meses.

Lembre-se que os acidentes de trabalho acontecem não só dentro da empresa, mas também fora dela. Nesse caso, é necessário comprovar que o segurado exerce suas atividades laborais.

Quanto é pago o auxílio-doença do INSS?

Para apuração do valor, o INSS será calculado com base nos salários de benefício e no salário contributivo. Este valor não pode ser inferior ao salário mínimo nem superior ao limite máximo do salário contributivo.

Assim, os auxílios-doença são pagos em valor igual a 100% da média aritmética simples dos salários de contribuição de todos os segurados, desconsideradas as contribuições de baixos salários. Lembre-se de que esse valor não pode ser superior à média de contribuições do segurado nos últimos 12 meses.

Como solicitar o auxílio-doença do INSS?

Os trabalhadores podem solicitar os benefícios acessando o site ou aplicativo “Meu INSS”. Um exame médico também pode ser agendado ligando para a Central de Atendimento do INSS, no número 135. Após a marcação da consulta, os trabalhadores devem comparecer na data, hora e local onde será avaliado um médico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Perícia é avaliar a condição do trabalhador e quanto tempo ele ficará afastado de suas atividades.

 

Para dar entrada no auxílio-doença:

  • Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo (Android ou iOS);
  • Faça login e escolha a opção “Agende sua Perícia” (menu lateral esquerdo);
  • Clique em “Agendar Novo” – em caso de 1º pedido ou em “Agendar Prorrogação” para solicitar que o benefício seja prorrogado;
  • Acompanhe o andamento da sua solicitação pelo site ou aplicativo Meu INSS – opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”
  • Compareça à unidade do INSS escolhida para fazer perícia médica;
  • Acompanhe o andamento da solicitação e o resultado da perícia pelo site ou aplicativo Meu INSS na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo