Como emitir carteira de idoso pela internet

Confira nesse artigo todos os detalhes sobre como emitir carteira de idoso pela internet!

A carteira do idoso é um direito que o Governo concede as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Por meio desta carteira, o idoso consegue ter acesso a alguns benefícios como gratuidade em viagens urbanas e descontos em passagens. Mas, apesar de já existir há algum tempo, muitos ainda possuem dúvidas sobre como emitir carteira de idoso.

A solicitação é bem simples e pode ser realizada pela internet ou no CRAS da sua cidade. Nesse artigo vamos ajudar você a entender como emitir a carteira de idoso pela internet. Siga a leitura!

Veja também:

Carteira do idoso: o que é?

A carteira do idoso é um comprovante que faz a verificação de renda da pessoa com idade superior a 60 anos. Com isso, o idoso tem acesso a descontos em passagens e gratuidade no transporte público local.

Trata-se de um benefício amparado pela Lei 10.741 de 2003 e possui uma validade de dois anos. Para poder ter a carteirinha do idoso a pessoa não pode ter renda superior a 2 salários mínimos.

Para que serve

A carteira do idoso basicamente garante que a pessoa idosa tenha livre passagem em transporte público de sua cidade e desconto em viagens intermunicipais ou interestaduais.

Aqui vale uma observação, nas viagens intermunicipais e interestaduais, a gratuidade é reservada para 2 acentos. Caso já tenham sido ocupados, o idoso deve receber um desconto na passagem. 

Dados que aparecem na carteirinha do idoso

De modo geral, na carteira do idoso estarão presentes alguns dados pessoais, como:

  • Nome Completo;
  • Data em que nasceu, importantíssimo para garantir o direito;
  • Número do Documento de Identificação, que é um código próprio da carteirinha;
  • RG e CPF;
  • NIS;
  • Data de emissão da carteirinha acompanhada de data em que vence;
  • QR Code e código alfanumérico.

Carteira do idoso – Quem tem direito?

A carteira de idoso é um documento que se destina apenas às pessoas com idade igual ou então superior a 60 anos. E que recebem um valor mensal de no máximo 2 salários mínimos.

Além disso, a pessoa deve ter cadastro ativo no CadÚnico, para benefícios do Governo. Se não tiver, precisa ir até um CRAS na sua cidade para fazer o cadastramento. Somente com esse cadastro é que você vai ter acesso ao NIS.

Como emitir carteira de idoso de forma online?

A internet é uma das formas mais simples de como emitir carteira de idoso. E para saber como emitir esse documento pela web, basta seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente entre no site da carteira do idoso.
  2. Em seguida, escolha a opção “Emitir Carteira”. Será solicitado que realize o login no Gov.br.
  3. Depois que fizer o login, clique no botão “Autorizar”.
  4. Nesse momento, você será encaminhado a uma página com as seguintes opções:
  5. Emitir Carteira de pessoa idosa;
  6. Relatório;
  7. Validar;
  8. Ver carteiras;

Escolha uma das opções, que neste caso será “emitir carteira de pessoa idosa”.

  • Depois disso, pode salvar no celular ou no computador ou ainda fazer a impressão.

Como emitir carteira de idoso através do CRAS?

Caso você não se sinta à vontade para realizar a emissão pela internet pode ir até um CRAS da sua cidade e, então, fazer o pedido. Para isso, basta comparecer com todos os dados, que comprovem seu direito à Carteirinha de idoso. Os documentos são:

  • CPF;
  • RG ou então CNH;
  • Código do NIS.

Se não tiver cadastro ativo no CadÚnico, então providencie seu cadastro, pelo CRAS, ela pode levar até 1 mês e 15 dias para ser entregue, se tiver urgência pode requerer a declaração provisória.

Validade da carteirinha do idoso

A validade da carteirinha do idoso é de 2 anos e já vem descrito no próprio documento a data que expira. Quando estiver próximo do vencimento já faça a solicitação de uma nova.

Após entender como emitir carteira de idoso faça pela internet ou vá até um CRAS, mas não fique sem usufruir dos seus direitos!