Confira como poderá receber a restituição do imposto de renda mais cedo este ano

A declaração do Imposto de renda começa a valer a partir do dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio.

Existem algumas maneiras de receber a restituição do imposto de renda mais cedo este ano e também nos demais anos. Primeiramente, é importante entregar a declaração o mais cedo possível.

Assim, quanto mais cedo você entregar a sua declaração de imposto de renda, mais cedo poderá receber a restituição. O prazo para a entrega da declaração em 2023 começa em 15 de março e vai até 31 de maio, ou seja, são pouco mais de dois meses de prazo.

Além disso, verifique se há erros na declaração do imposto de renda: qualquer erro na declaração pode fazer com que a restituição seja retida pela Receita Federal. Portanto, é importante verificar cuidadosamente todas as informações antes de enviar a declaração.

ANÚNCIOS

Outras facilidades para receber o imposto de renda antes

Agora, também opte pelo débito automático: se você tiver direito à restituição e tiver conta corrente em um banco conveniado à Receita Federal, poderá optar pelo débito automático. Dessa forma, a restituição será depositada diretamente na sua conta assim que estiver disponível.

Priorize a malha fina: se a sua declaração cair na malha fina, a restituição só será liberada após a correção dos problemas. Portanto, é importante verificar com atenção todas as informações antes de enviar a declaração e fazer a correção imediatamente caso haja alguma pendência.

Além disso, acompanhe o calendário de restituição: a Receita Federal libera a restituição em sete lotes, geralmente de junho a dezembro. Verifique o calendário de restituição e fique atento às datas para saber quando sua restituição estará disponível.

Saiba como acompanhar a sua declaração de renda

Cadastre o celular no portal e-CAC: o portal e-CAC é um serviço da Receita Federal que permite o acesso a diversos serviços relacionados ao imposto de renda. Ao cadastrar o seu celular no portal, você receberá uma mensagem SMS informando quando a restituição estiver disponível para consulta.

ANÚNCIOS

Além disso, também há uma maneira de receber mais cedo a restituição do imposto de renda, que é através do pix. Desta maneira, quem optar por essa opção, também terá maior agilidade na hora de receber o dinheiro de volta.

No entanto, também é importante sempre lembrar que não existe possibilidade de passar na frente de grupos que já têm os direitos garantidos. Por exemplo, os idosos acima de 80 anos sempre terão preferência na restituição.

Por sua vez, os idosos com mais de 60 anos virão em seguida, assim como as pessoas com problemas grave de saúde. Em seguida, aqueles que optarem pelo Pix para receber a restituição do imposto de renda, sim, poderão ter essa possibilidade.

Saiba também: Dinheiro esquecido: veja se tem direito.